30% dos brasileiros sofrem com dores crônicas e têm indicação para consultar um médico de dor
30% dos brasileiros sofrem com dores crônicas e têm indicação para consultar um médico de dor| Foto: Shutterstock
  • Por Santa Casa
  • 16/11/2023 16:40

Em algum momento da vida, você deve ter sentido dores de cabeça, nas costas ou de dente e isso ainda acontecerá algumas vezes. O problema é sério quando o incômodo é recorrente. Se isso está acontecendo, procure um médico da dor.

Se antes a dor era tratada apenas como um sintoma, hoje ela é encarada como um problema, que precisa de cuidados, assim como outras condições de saúde. Por isso, há médicos especialistas no tratamento de dores.

Tipos de dor

Nem sempre a dor deve ser encarada como uma ocorrência simples ou passageira. Em alguns casos, ela revela a presença de uma doença crônica e pode permanecer incomodando por semanas, meses e até mesmo anos.

No Brasil, 30% dos brasileiros sofrem com dores crônicas, de acordo com informações da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED). Essa condição é considerada um problema de saúde pública.

Dor crônica

Quando uma dor persiste por cerca de três meses, mesmo que o paciente se submeta a diferentes tipos de tratamento, ela é considerada crônica. Nesse estado, há um comprometimento significativo da qualidade de vida. Em alguns casos, dificulta a realização de tarefas simples em casa e no trabalho, o sono, dentre outras atividades.

A dor crônica não tem cura, mas é possível amenizá-la por meio de medicamentos, cirurgias (casos de maior gravidade), fisioterapia, tratamentos alternativos, como acupuntura e psicoterapia, sempre com indicação e acompanhamento de um médico especialista.

Dor aguda

Por outro lado, a dor aguda se manifesta repentinamente e some após algumas horas, no máximo dias, sem ocorrer com frequência. Geralmente, ela se manifesta como sintoma de uma inflamação, lesão ou doença.

Por isso, quando a dor aguda recebe o tratamento correto, desaparece rapidamente. Exemplos dessa condição são as cólicas menstruais, dor de garganta, dor de cabeça por causa de problemas de visão, entorse no pé e lesão no músculo após uma aula na academia.

Tratamento para dor

A fisioterapia é um dos tratamentos que podem ajudar na dor crônica
A fisioterapia é um dos tratamentos que podem ajudar na dor crônica| Imagem: Shutterstock

Quando falamos de uma dor pontual, como na região das costas, por exemplo, ao procurar o ortopedista, o paciente receberá indicação do tratamento adequado, que pode envolver medicação e fisioterapia.

O mesmo acontece com alguém que sente dores musculares, seja porque dormiu de mau jeito ou porque não se alongou antes de correr no parque. Ou seja, o melhor tratamento para a dor depende da avaliação de um médico especialista.

Quando uma dor é recorrente, o médico de dor crônica deve ser consultado para atuar no controle do problema e devolver a qualidade de vida ao paciente. Nesse caso, o tratamento pode envolver:

  • Uso de medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios, anticonvulsivantes e antidepressivos;
  • Sessões de fisioterapia;
  • Atividade física de baixo impacto;
  • Terapia comportamental;
  • Terapia ocupacional.

Quando é hora de procurar um médico da dor?

Se você sofre com dores crônicas e já tentou diferentes tratamentos, mas não teve sucesso, está na hora de se consultar com um médico de dor para proceder com o diagnóstico, investigar a raiz do seu problema e proceder com os cuidados adequados.

Além de ter a experiência necessária para diagnosticar esse tipo de problema, o médico especialista em dor crônica conhece técnicas de tratamento mais aprofundadas e tem maior familiaridade com os fatores capazes de provocar esse tipo de problema.

Assim, após proceder com a avaliação correta do paciente, o especialista em dor consegue indicar outros médicos para também acompanhar o caso, após identificar a causa da dor crônica, e proceder com um tratamento multidisciplinar.

Médico especialista em dor

Na Santa Casa de Curitiba, você encontra profissionais de referência de diferentes especialidades clínicas, como médico de dor, capaz de avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor.

O hospital também dispõe dos serviços de psicologia, fisioterapia, educação física, nutrição, enfermagem e farmácia como complemento a todos os tratamentos. Além de exames como endoscopia, colonoscopia e broncoscopia, raio X, ultrassonografia, biópsia guiada, ressonância magnética, tomografia, Doppler, dentre outros.

Conheça todas as especialidades médicas da Santa Casa de Curitiba e agende sua consulta.