Os cuidados envolvem o uso de produtos adequados para seu tipo de pele
Os cuidados envolvem o uso de produtos adequados para seu tipo de pele| Foto: Shutterstock
  • Por Santa Casa
  • 16/11/2023 16:25

Se você faz parte do grupo de pessoas que aplica regularmente protetor solar para manter os cuidados com a pele, está na hora de descobrir por que isso não é suficiente para mantê-la saudável.

Ter uma boa e equilibrada alimentação, aplicar hidratante e tomar muita água são alguns dos cuidados necessários para manter sua pele bonita e saudável. Neste conteúdo, você aprenderá quais cuidados dermatológicos são necessários para mulheres e homens.

Por que é importante cuidar da pele?

O câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum no Brasil, representando mais de 31% dos casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A exposição ao sol sem proteção é o principal fator de risco para esse tipo de tumor.

Mas esse não é o único motivo para você cuidar do maior e mais exposto órgão do seu corpo. Além de ajudar a moldar a aparência e fortalecer a autoestima, a pele atua como uma barreira de proteção natural para tecidos, órgãos internos e sistemas.

Por que protetor solar não é suficiente?

Especialmente no verão, o uso de protetor solar é indispensável para quem deseja proteger a pele e evitar problemas de saúde como queimaduras, insolação e até mesmo câncer. Mesmo sendo um cuidado fundamental, não é suficiente.

É preciso estabelecer uma rotina de limpeza e hidratação para antes e depois do uso do protetor. Não adianta se proteger contra a incidência dos raios solares e deixar a pele seca, suja e desidratada.

Quais são os principais cuidados com a pele?

Independente da sua idade e estação do ano, a pele do seu corpo e rosto necessita de cuidados diários, que envolve uma boa rotina de limpeza, boa alimentação, beber muita água, uso de hidratantes e outros produtos adequados.

Como usar o protetor solar?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda usar “regra da colher” para aplicar o protetor solar
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda usar “regra da colher” para aplicar o protetor solar| Imagem: Shutterstock

A principal função desse produto é proteger contra a incidência dos raios ultravioletas A e B, que conseguem penetrar com profundidade na pele e provocar danos como rugas, manchas, acnes, melasmas, envelhecimento precoce e câncer.

Por isso, é fundamental saber aplicar o protetor e usá-lo diariamente, mesmo durante o inverno (a radiação consegue ultrapassar as nuvens), porque além de ajudar a proteger contra os problemas já mencionados, o produto também promove hidratação.

Segundo o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, idealizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, é preciso seguir a "regra da colher", ou seja, aplicar o equivalente a uma colher de chá no rosto, braços e pescoço.

Já nas pernas, parte superior das costas e tronco, o recomendado é passar o equivalente a duas colheres de chá. Lembre-se também de reaplicar o filtro solar a cada duas horas.

Cuidados com a pele do rosto

Os cuidados com a pele do rosto no inverno, verão ou em qualquer outra época do ano são fundamentais para manter a região saudável e hidratada. Por isso, é importante consultar um médico dermatologista para entender qual seu tipo de pele e quais produtos são mais indicados. Além disso, algumas dicas são importantes:

  • Aplique e reaplique ao longo do dia um filtro solar próprio para a área do rosto;
  • Mantenha uma rotina de skin care;
  • Beba muita água para hidratação e mantenha uma boa alimentação;
  • Antes de dormir, limpe a pele do rosto;
  • Não esprema espinhas e cravos;
  • Durma bem.

Cuidados no inverno

Os cuidados com a pele no inverno também são essenciais, já que durante a estação mais fria do ano a umidade do ar é mais baixa e a temperatura diminui, o que faz transpirar menos.

Além disso, com o aumento dos banhos quentes, a sua oleosidade natural (que ajuda na hidratação) é removida e durante o inverno a pele fica esbranquiçada, sem o brilho natural, ou seja, mais seca.

Cuidados com a pele masculina

Eles também precisam proteger a cútis, que é mais grossa e áspera que a das mulheres. Os cuidados com a pele masculina do rosto e do corpo também envolvem uma rotina de limpeza, hidratação e outros pontos de atenção:

  • Limpeza com sabonete adequado para a área do rosto;
  • Atenção ao fazer a barba. O ideal é tirar logo após o banho, pois os poros estão mais abertos (pelo é removido com maior facilidade) e a probabilidade de irritação é menor;
  • Uso de hidratantes ativos e antioxidantes (com vitamina C);
  • Esfoliação da pele uma vez por semana para amenizar a incidência de pelos encravados e pelos entupidos por causa do excesso de células mortas e impurezas.

Procure um dermatologista capacitado para cuidar da saúde da sua pele

Além de limpar a pele diariamente, beber muita água, manter uma boa alimentação, aplicar protetor solar, esfoliar e hidratar a pele com produtos adequados, é essencial ter acompanhamento de um médico dermatologista capacitado para atender suas necessidades.

Na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, que é referência em pesquisas e estudos de medicina, você encontra dermatologistas conceituados e toda estrutura necessária para atender pacientes com diferentes tipos de pele.

O hospital, que tem mais de 140 anos de história, tem a humanização no atendimento, tecnologia e inovação marcados no seu DNA. Todos os anos a Santa Casa realiza 430 mil consultas, 6 mil cirurgias (entre particulares, plano de saúde e SUS) e 10 mil internações.

Agende agora sua consulta com um dermatologista na Santa Casa de Curitiba.