O tratamento para varizes nas pernas pode envolver desde o uso de meias de compressão até cirurgias
O tratamento para varizes nas pernas pode envolver desde o uso de meias de compressão até cirurgias| Foto: Shutterstock
  • Por Santa Casa
  • 16/11/2023 16:33

Cansaço, inchaço, sensação de peso e dor nas pernas. Esses são alguns dos principais sintomas das varizes, doença que atinge mais mulheres que homens, 76%, de acordo com o Ministério da Saúde.

As varizes atingem principalmente os membros inferiores, por causa da herança genética ou por problemas de saúde mais graves, como veias profundas com danos, bloqueios nas veias, coágulos de sangue, vasos sanguíneos anormais ou por causa de tumores (situação rara).

Descubra neste conteúdo como funciona o tratamento para varizes.

O que são varizes?

Considerada uma das doenças vasculares mais comuns, as varizes são veias tortuosas, dilatadas, em maior ou menor grau, e arroxeadas (azuladas), geralmente presentes nos pés e pernas. As varizes são comuns em pessoas, principalmente mulheres, que passam muito tempo em pé na mesma posição ou sentadas.

A variz é uma veia que dilatou e deixou de drenar o sangue nas pernas. No seu corpo, as varizes estão divididas em reticulares ou colaterais (aquelas mais calibrosas), microvarizes e tronculares que geralmente compreendem as safenas.

Os vasinhos, também conhecidos como aranhas vasculares, são menores e arroxeados (o de cor azulada). Nesse caso, eles estão localizados entre a camada da derme e a da epiderme.

Tipos de varizes

  • Varizes pélvicas: aparece nas mulheres, em volta dos ovários, trompas e útero; 
  • Varizes internas: na região das pernas, onde o sistema de veias pode se dividir em superficial e profundo (entre os músculos das pernas e dentro deles). Quando há varizes, as veias ficam dilatadas.
  • Varizes esofágicas: grossas ou finas, localizam-se no esôfago, órgão que liga a garganta ao estômago, podendo ser isoladas ou atingir o estômago.

Fatores de risco

  • Sedentarismo;
  • Uso de anticoncepcionais;
  • Casos na família;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Hormônios desregulados.

Principais sintomas e complicações das varizes

As varizes nas pernas podem provocar dor, cãibra, ardência e queimação
As varizes nas pernas podem provocar dor, cãibra, ardência e queimação| Shutterstock

As veias dilatadas e de cor azulada na região das pernas são os sintomas mais comuns das varizes, que podem provocar a formação de pequenos grupos de vasos sanguíneos aparentes e inchaço na região.

É possível sentir cãibra, cansaço, queimação, ardência e sensação de perna pesada, sobretudo no final do dia. São sinais que, se não forem tratados, podem gerar diferentes problemas como dermatites e infecções.

Outras regiões afetadas

Além das pernas, a variz pode afetar outras regiões do corpo como: o reto, causando hemorroidas; o esôfago, conhecidas como varizes esofagianas, situação comum em pessoas com cirrose hepática, e na região do escroto ou bolsa testicular (em homens), conhecida como varicocele.

Outra complicação possível é a trombose venosa, formada a partir de um coágulo sanguíneo (trombo) em uma veia varicosa, que afeta o sistema venoso profundo, capaz de evoluir para um tromboembolismo pulmonar, que pode levar ao óbito.

Tratamento para varizes nas pernas

Embora pareça um problema puramente estético, quando não é tratada da forma correta, a variz pode evoluir para quadros de maior gravidade e difícil solução, sobretudo porque esse é um problema que não tem cura, uma vez que costuma ser genético.

Há diferentes tratamentos para varizes, indicados conforme orientação médica. Um deles é o uso das meias de compressão, que servem para comprimir com mais força a área do tornozelo, para orientar o retorno do sangue venoso ao coração.

Outra opção é a escleroterapia, um tratamento para vasinhos e varizes menos invasivo que usa materiais diferentes, como espuma, laser ou glicose, para ajudar o corpo a normalizar as pernas, acabando com as dores e melhorando a aparência da região (estética).

Para pessoas que apresentam varizes de grosso calibre (diâmetro superior a 2-3 mm), o tratamento indicado é a cirurgia, mesmo sem a presença de sintomas. Nesse caso, a técnica indicada depende do quadro do paciente.

Como prevenir problemas vasculares?

A adoção de alguns hábitos no dia a dia ajuda a prevenir o surgimento de varizes, como a manutenção do peso ideal, prática de atividades físicas, evitar o tabaco, diminuir o consumo de sal, manter as pernas elevadas, evitar o uso de sapatilhas apertadas ou saltos, não ficar tanto tempo na mesma posição e comer fibras.

Também é necessário consultar regularmente o angiologista, principalmente se você já tiver varizes ou conviver com fatores de risco. Na Santa Casa de Curitiba, você encontra médicos de referência e dispõe do serviço de hemodinâmica e vascular para realizar seu tratamento para varizes com qualidade assistencial e inovação.

Clique aqui e conheça todas as especialidades clínicas da Santa Casa de Curitiba.