Ao entrar no apartamento decorado, a sensação de amplitude oferece um ambiente confortável e livre para viver.
Ao entrar no apartamento decorado, a sensação de amplitude oferece um ambiente confortável e livre para viver.| Foto: Eduardo Macarios.
  • Por SCA
  • 01/10/2021 18:44

Em fase de lançamento, o Residencial Vaz Batel é um edifício em torre única, localizado no centro de Curitiba e idealizado pela Construtora Laguna. Dos 63 apartamentos disponíveis no edifício, um deles foi concebido em conjunto pelo escritório curitibano BST Arquitetura e pela SCA Curitiba.

Batizado de Residência Conceito Decorada, a sensação ao entrar no espaço é a de amplitude. Thiago Tanaka, arquiteto responsável pelo decorado, conta que essa era a sensação que queria despertar nos visitantes. Apesar da metragem reduzida, a equipe BST trabalhou com alguns elementos para garantir um espaço amplo visualmente.

Um desses elementos foi o uso e a instalação de mobiliário planejado da SCA em áreas específicas, além de um sistema de iluminação indireta e o rompimento do máximo de subdivisões e paredes possíveis, evitando interrupções visuais entre cada ambiente da residência.

Mobiliário com design assinado

Escolhidas a dedo, são várias peças com design assinado que decoram o ambiente. Os destaques são a poltrona Luisa e o sofá Joy, do Studiobola; as cadeiras em couro de Gustavo Bittencourt; as luminárias de Guilherme Wentz e a mesa de apoio da Lattoog. Já as obras de arte são todas da Urban Arts.

Mesmo com espaço limitado, o apartamento foi montado para ser versátil e atender a diversos públicos.
Mesmo com espaço limitado, o apartamento foi montado para ser versátil e atender a diversos públicos. | Eduardo Macarios

O sofá Joy, por exemplo, possui um encosto mais baixo que permite maior visão do cômodo, além de ser constituído por módulos que permitem diversas configurações. A mesa de jantar também foi posicionada de maneira mais solta, permitindo atender à sala e à cozinha.

Além disso, foi utilizado um painel ripado no acabamento Moscata da SCA para ocultar as portas e entradas do quarto e do lavabo.

“Isso ajudou a evitar a repartição do ambiente e garantiu uma linguagem mais linear nos cômodos”, explica Thiago. Com o uso deste painel, os tradicionais batentes, guarnições, fechaduras, puxadores e vistas foram dispensados.

Por fim, o apartamento conta com o desenho de uma cozinha tecnológica, funcional e integrada, além do armário do quarto, com excelente espaço, e as áreas multiuso, como a bancada do home office.

“Este apartamento abriga o essencial com conforto e aconchego. É extremamente versátil”, explica Leandro Lorca, sócio-gestor da SCA Curitiba.

A cozinha compacta, porém tecnológica e igualmente funcional, é integrada ao espaço e revela uma lavanderia oculta com portas de giro
A cozinha compacta, porém tecnológica e igualmente funcional, é integrada ao espaço e revela uma lavanderia oculta com portas de giro| Eduardo Macarios

Espaço multiuso

Da maneira como foi projetado, o apartamento permite diversas maneiras de uso e atende a públicos de idades e configurações familiares distintas. Por exemplo, a mesa de jantar próxima ao sofá pode ser usada para receber visitas, estudar ou para refeições. No quarto, a escrivaninha também tem múltiplos usos, podendo ser usada como penteadeira, para estudos ou home office.

“Não quisemos deixar os móveis muito amarrados, eles estão soltos no imóvel para que a pessoa consiga usá-los de diferentes formas. É despojado, não é aquele ambiente formal.”, reforça Thiago.

Além do mobiliário que proporciona conforto, a iluminação também foi pensada para deixar o ambiente aconchegante. Foram instaladas luzes no cortineiro e perfis de iluminação no forro, evitando pontos de ofuscamento. Dessa forma, não há informação e iluminação em excesso. Toda a unidade oferece uma limpeza estética que traz conforto e bem-estar.

Parceria SCA, Laguna e BST Arquitetura

A SCA Curitiba e a Construtora Laguna já celebraram alguns cases de sucesso como ROC Batel, o Almáa Cabral e o MAI Terraces.

No quarto, foram escolhidos os acabamentos Moscata nas portas do armário e Argento para a bancada do home office
No quarto, foram escolhidos os acabamentos Moscata nas portas do armário e Argento para a bancada do home office| Eduardo Macarios

Agora é a vez do VAZ Batel, um empreendimento de identidade única, que busca ressaltar a inovação, a criatividade e o espírito cosmopolita de quem vive em Curitiba. Foi apostando nesse briefing que o escritório BST Arquitetura elegeu os acabamentos MOSCATA, ARGENTO e BIANCO BRILHO da SCA como o mood dominante.

Segundo Thiago, a concepção do projeto se manteve a mesma e o produto final foi fiel ao esperado. O Residencial Vaz Batel possui apartamentos com metragens de 53 a 125 m² e está localizado na Avenida Vicente Machado, 1056. Venha conferir as unidades — clique aqui para agendar a sua visita!