Projeto do novo Solar do Rosário enfatiza iluminação e acolhimento.
Projeto do novo Solar do Rosário enfatiza iluminação e acolhimento.| Foto: Divulgação
  • Por SES Madeiras
  • 29/09/2021 14:36

O Solar do Rosário é uma galeria de arte que faz parte do circuito de cultura paranaense desde o início da década de 90. Mais do que oferecer exposições e eventos para a população curitibana, o espaço se destaca como um ambiente educacional, que forma dezenas de alunos todos os anos em seus cursos e oficinas sobre as mais diversas linguagens artísticas.

Durante a pandemia, o centro cultural mudou de endereço. Com o fim das restrições de contenção à Covid-19, a agenda agitada do Solar passa a esperar os visitantes na Rua Lourenço Pinto, 500, próximo ao Shopping Estação.

A reforma englobou tanto a nova sede do Solar quanto um centro comercial ao lado da estrutura histórica. Para essa  proposta tão importante,  que inclui um local que já abrigou mais de 100 exposições de arte e dezenas de lançamentos de livros, o nome escolhido para assinar o projeto arquitetônico foi o de Maurício Pinheiro Lima.

A proposta foi um desafio por demarcar o encontro entre duas linhas conceituais. O Solar do Rosário é um centro cultural privado, caracterizado pelo mobiliário clássico que carrega várias histórias entrelaçadas — da família Casillo, que administra o espaço; da própria cidade de Curitiba; e de cada pessoa que foi transformada pelas atividades realizadas ali ao longo de décadas.

Por isso, o projeto focou em manter os móveis clássicos, que caracterizam essa trajetória, enquanto, ao mesmo tempo, buscava atribuir um visual contemporâneo e aconchegante à nova estrutura. Todos esses detalhes passaram a ser distribuídos por um prédio de três andares, com auditório amplo e estacionamento próprio.

Iluminação e ambiente adequado para o aprendizado

O papel educacional das atividades do Solar foi protagonista na elaboração do design para o novo imóvel.

Com inspiração no estilo industrial e iluminação indireta, o objetivo foi criar uma organização que valorizasse as obras de arte e também facilitasse o processo de aprendizagem dos alunos — que, muitas vezes, envolve a criação de peças delicadas que exigem atenção aos detalhes.

A reforma no espaço fez parte de uma revitalização completa, que também incluiu o centro comercial ao lado da nova sede do Solar. Os dois edifícios pertencem ao mesmo proprietário.

No prédio ao lado, para valorizar a luz natural, a escolha foi por esquadrias SESMADEIRAS. A parceria com a empresa, que teve um papel fundamental na consolidação de toda a proposta, já vem de trabalhos anteriores.

“Sempre tive boas experiências com a SESMADEIRAS e escolhi trabalhar com eles neste projeto tão importante para a história da cidade porque confio na alta qualidade do material. A marca é tradicional aqui na região e isso também contou pontos para todo o contexto do Solar”, explica o arquiteto.

Acesse o site e conheça todos os detalhes sobre o trabalho da SESMADEIRAS

Saiba mais sobre a SESMADEIRAS

Quando se relaciona a SESMADEIRAS à qualidade, não é para menos: a empresa, quetem sede em São José dos Pinhais, já conta com 40 anos de história no mercado de revestimentos em madeira. Um dos grandes destaques de seu catálogo são as portas de alto padrão, disponíveis em vários materiais e múltiplas possibilidades de personalização.

Criada por quem realmente entende e é apaixonado pelo que faz, a marca tem um atendimento diferenciado, com um pós-venda atencioso e disponibilidade para tirar dúvidas desde o primeiro contato, tudo isso com instalação rápida e equipe altamente qualificada.

Conheça a SESMADEIRAS e solicite um orçamento agora mesmo.

Telefone: (41) 3283-6364
WhatsApp: (41) 99972-8056
sesmadeiras@sesmadeiras.com.br