Além de beleza e conforto, pergolados também são ótimos para refinar o design da luz natural no jardim
Além de beleza e conforto, pergolados também são ótimos para refinar o design da luz natural no jardim| Foto: Shutterstock
  • Por SES Madeiras
  • 09/08/2021 13:17

Se você já procurou por inspirações para o quintal, é possível que conheça os pergolados de madeira. Bonita e prática, essa opção é muito popular entre quem deseja criar um espaço sofisticado para relaxar e confraternizar.

O que muita gente ainda não descobriu é que essas construções têm um potencial que vai muito além da beleza.

Confira as 4 curiosidades que separamos para você e descubra por que o pergolado de madeira maciça precisa estar entre os seus projetos:

Tornam áreas externas mais aconchegantes

A estrutura do pergolado é pensada para criar um oásis no meio do quintal. O toque refinado da madeira maciça lixada contribui para a construção de uma elegância especialmente convidativa.

Com a ajuda das coberturas, que podem ser construídas em diversos materiais dependendo das necessidades do projeto, essas estruturas criam pontos de sombra que podem ser usados para tornar a área externa mais funcional em dias quentes e abrigar plantas.

Mas além dessas comodidades, os pergolados também proporcionam alguns efeitos indiretos que contribuem com outros cantos da casa.

Quando cobertas, essas peças agem como controladoras da luz solar. Com isso, evitam que as paredes do imóvel fiquem superaquecidas durante o verão, regulando a temperatura nos ambientes internos.

Tem dúvidas sobre pergolados? Clique aqui e faça suas perguntas à especialistas!

Não precisam ser cobertos

Embora seja comum que os pergolados possuam coberturas, isso não é uma regra. Também é viável utilizar as vigas de madeiras rigorosamente selecionadas como pilares, sem nenhum tipo de proteção superior.

Dependendo da matéria-prima escolhida para a construção, isso não é um problema. A madeira maciça é um material termodinâmico, que resiste bem ao aquecimento. Graças a essa característica, é possível caminhar descalço por um pergolado descoberto que esteja exposto ao sol sem se preocupar com qualquer tipo de desconforto.

Nesse caso, a chuva também não é um problema, já que os pisos madeirados também são impermeáveis.

Solução que cria área de convívio

Não existem limites para a imaginação na hora de encontrar possíveis utilidades para um pergolado. A estrutura é uma solução versátil e com excelente custo-benefício para quem sente a necessidade de separar um cantinho no quintal para organizar recepções ou simplesmente passar mais tempo de qualidade com a família.

Algumas aplicações possíveis para essa área são:

  • A acomodação de mesas e uma boa churrasqueira;
  • A clássica disposição de bancos bonitos e almofadados, para conversar com privacidade e conforto;
  • Um espaço para pendurar redes, ler um livro e descansar com a família ou os animais de estimação num domingo de sol;
  • A criação de um local para que as crianças brinquem com mais liberdade, podendo usar tintas, água e outros estímulos que não combinam muito com o lado de dentro da casa, em um ambiente controlado que pode ser vigiado por um adulto com facilidade.

Não são exclusivas de imóveis residenciais

E falando em área de convívio: você sabia que os pergolados também combinam muito com arquitetura corporativa?

Construções do gênero são uma ótima solução para empresas que buscam por uma atmosfera mais acolhedora para colaboradores e clientes, com um clima que seja descontraído sem perder a sofisticação.

Quer um exemplo? Clique aqui e confira um pergolado em espaço empresarial que fortalece a receptividade e promove a sensação de pertencimento a quem chega.

Onde encomendar pergolado de madeira maciça?

Se você vive em Curitiba e região, a melhor opção é a SESMADEIRAS. Com quase 40 anos de mercado, a empresa é referência em revestimentos de madeira maciça em todo o estado do Paraná.

O portfólio da marca conta com pergolados de tirar o fôlego, em acabamentos para todos os gostos e orçamentos. O atendimento atencioso durante todo o processo de compra, principalmente no pós-venda, é um show à parte.

Leve suas dúvidas para os especialistas da SESMADEIRAS e saia com a certeza de ter colocado seu projeto nas mãos de quem realmente entende do assunto.

Conheça a SESMADEIRAS e solicite um orçamento agora mesmo.

Telefone: (41) 3283-6364
WhatsApp: (41) 99972-8056
sesmadeiras@sesmadeiras.com.br