• Carregando...
“O Faz Nada”, “Gêmeas – Mórbida Semelhança ” e “Treta” se destacaram no mundo das séries
“O Faz Nada”, “Gêmeas – Mórbida Semelhança ” e “Treta” se destacaram no mundo das séries| Foto: Divulgação/Montagem

Em 2023, quem não ficou vidrado acompanhando a última temporada de Succession é porque... Não tinha acompanhado nenhuma temporada anterior, oras! Essa foi a série da vez a merecer comentários superlativos como “nunca houve um capítulo como esse na história do audiovisual!” Já ouvimos isso antes e ouviremos adiante, mas, para não deixar o fã chateado, está registrado aqui que o desfecho de Succession foi mesmo o grande fato do ano no universo das séries.

Outras atrações de destaque chegaram ao fim, caso de Ted Lasso, deixando muita gente saudosa das trapalhadas do técnico de futebol e também do astral positivo do produto como um todo. Ainda no escaninho da leveza, é preciso destacar Na Mira do Júri, que amealhou diversas indicações a prêmios do setor, apostando num formato de pegadinha. E vale dizer que o alvo das risadas acabou contratado pelo Prime Video e voltará às telas em breve, o que confirma que ser zombado por um grande elenco valeu muito a pena.

Também causou grande frisson o desenlace de The Last of Us, que deixou uma marca indelével no mundo das séries, mas passou longe da unanimidade. Quem realmente teve mais um ano falando com a massa foi The Chosen. O Jesus gente boníssima moldado por Dallas Jenkins ganhou até exibição nos cinemas brasileiros, além de inspirar a ChosenCon, encontro com os fãs recheado de curiosidades e anúncios para quem já maratonou todas as temporadas.

A seguir, um recorte do time de Cultura da Gazeta do Povo com as séries e minisséries de 2023 que mais entusiasmo causaram por aqui, ainda que sem a mesma repercussão das supracitadas. A elas!

O Faz Nada   

Ninguém esperava que Robert De Niro, com seus 80 anos, iniciasse sua carreira televisiva em uma série argentina. Mas foi exatamente o que aconteceu em 2023. Em O Faz Nada, ele é uma espécie de narrador-personagem da história de Manuel Tamayo Prats, um homem refinado que é obrigado a se virar após a morte de sua governanta. De Niro faz um amigo de Prats, Vincent Parisi, um nova-iorquino fascinado pela cultura portenha – do bife cortado com colher de tão macio às expressões típicas ouvidas nas ruas de Buenos Aires, como boludo e pelotudoClique para ler mais.

Onde assistir: Star+

Gêmeas – Mórbida Semelhança 

Rachel Weisz está sublime nesse remake do longa oitentista Gêmeas – Mórbida Semelhança, de David Cronenberg. A atriz britânica de 53 anos dá conta das irmãs ginecologistas Beverly e Elliot Mantle. Elas nunca se desgrudam, mas possuem personalidades distintas. Com a evolução dos episódios, o espectador passa a reconhecer imediatamente quando Rachel está em cena vivendo a gêmea tímida ou a ousada – ou quando uma está se passando pela outra. O final aberto deixou um gostinho de quero mais. Clique para ler mais.

Onde assistir: Prime Video

Treta 

Você já se envolveu numa briga de trânsito e ficou com vontade de seguir a pessoa até sua casa para tirar satisfações? Essa medida extrema é a premissa de Treta, que mostra como Danny Cho e Amy Lau se tornam arqui-inimigos após um acidente corriqueiro. O seriado mistura drama e comédia, mas consegue ir muito além ao também motivar reflexões sobre a importância de se conectar com a fé em momentos de dificuldade.  Clique para ler mais.

Onde assistir: Netflix

Daisy Jones & The Six  

“Sexo, drogas e rock and roll.” Esse lema, que já foi levado a sério por muitos astros da música, tem seus lados negativos escancarados na minissérie Daisy Jones & The Six, baseada em um livro homônimo. O drama, livremente inspirado na história da banda Fleetwood Mac, acompanha adolescentes negligenciados pelas famílias que acabam descontando suas frustrações na música. Há também espaço para um romance fracassado, lembrando bastante o casal verdadeiro composto pela cantora Stevie Nicks e o guitarrista Lindsey Buckingham. Essa recomendação é ideal para os fãs de rock setentista. Clique para ler mais.

Onde assistir: Prime Video 

Os Encanadores da Casa Branca  

Já pensou em assistir a uma versão engraçada da história do escândalo de Watergate, responsável por levar o presidente Richard Nixon à renúncia, em 1974? Os Encanadores da Casa Branca, estrelada pelos ótimos atores Woody Harrelson e Justin Theroux, acompanha dois agentes especiais que falharam em seu serviço de proteger a reputação de Nixon e deixaram o caso de corrupção vazar. Dessa forma, a série apresenta um ponto de vista inédito para uma história muito conhecida pela visão dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, retratados em Todos os Homens do PresidenteClique para ler mais.

Onde assistir: HBO Max

Como Viver até os 100: Os Segredos das Zonas Azuis  

Nesta minissérie documental, o aventureiro Dan Buettner visita cinco regiões do planeta identificadas como zonas azuis, ou seja, lugares em que a média da expectativa de vida passa dos 100 anos. A produção traz dicas sobre alimentação, atividades físicas e mentais que ajudam o idoso a ter uma vida mais plena e com bastante saúde. Clique para ler mais.

Onde assistir: Netflix

O Mundo por Philomena Cunk 

A eterna BBC britânica está por trás dessa série que solta no planeta uma repórter totalmente ignorante e sem noção, em busca de respostas para as grandes questões da humanidade. Philomena Cunk (interpretada com sagacidade pela comediante Diane Morgan) tenta descobrir, por exemplo, se os egípcios começaram a construir as pirâmides pela base ou pelo topo (!). A cada contato com especialistas nas áreas, a incredulidade com a repórter galga novos parâmetros. Para rir e também lamentar que a vida real esteja cheia de jornalistas no mesmo nível. Clique para ler mais.

Onde assistir: Netflix

O Consultor  

Sucesso do Prime Video, O Consultor acompanha uma empresa de games que, após a morte de seu presidente, passa a ser chefiada pelo estranho Regus Patoff, um homem que age como uma máquina e é cheio de manias esquisitas. O grande apelo dessa série de ficção científica está na interpretação deste personagem, a cargo do incrível Christoph Waltz, consagrado por seus papéis em filmes como Bastardos Inglórios e Django Livre, ambos de Quentin Tarantino. Clique para ler mais.

Onde assistir: Prime Video

Império da Dor  

Baseada em um livro reportagem do jornalista Radden Keefe, essa série acompanha como uma empresa farmacêutica dos Estados Unidos viciou milhares de pessoas em opiáceos. Ela foca Richard Sackler, interpretado por Matthew Broderick, empresário que comandou a Purdue Pharma e criou estratégias agressivas de marketing para gerar dependência nas pessoas, algo retratado com bastante dramaticidade pelo seriado. É esse sofrimento que fez a série se destacar como uma das melhores lançadas pela Netflix em 2023. Clique para ler mais.

Onde assistir: Netflix

DNA do Crime   

O ano de 2023 foi bem bacana para o Brasil no mundo das séries. A Queda de Abadiânia (Globoplay), A Mão do Eurico (Globoplay) e A Superfantástica História do Balão (Star+) estão entre os títulos que mais chamaram a atenção de crítica e público, mas o destaque aqui vai para DNA do Crime. Na série, com nível de produção internacional, o espectador acompanha uma dupla de detetives da Polícia Federal que lutam contra uma quadrilha que assalta bancos na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O roteiro é baseado em um caso real que foi chave para render ao nosso país um avanço tecnológico na batalha contra o crime organizado. Clique para ler mais.

Onde assistir: Netflix

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]