Agentes de combate a endemias já iniciaram mapeamento do mosquito transmissor da dengue em Curitiba| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo

Curitiba deu a largada para o levantamento de criadouros do mosquito Aedes aegypti que, ao final, vai permitir calcular o índice de infestação do mosquito na cidade. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de um índice abaixo de 1%. Os moradores devem ficar atentos à identificação dos agentes pelo crachá, que vai conter o nome e a matrícula do servidor. Todos usam uniformes da cor azul e, em casos de dúvida, o morador pode solicitar a identidade para comparar os dados. As visitar dentro dos imóveis devem ser acompanhadas.

CARREGANDO :)

A previsão da prefeitura é de que os 70 agentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) visitem aproximadamente 24 mil imóveis do município próximos 20 dias úteis (período que pode variar por causa das condições climáticas). A amostragem dos lares que receberão as visitas foi definida com base em sorteio de rigor científico. A mesma metologia é aplicada em todo o país.

Além de residências, comércios e terrenos baldios também serão vistoriados. Segundo a prefeitura, como não se trata de um mutirão de fiscalização, proprietários de imóveis onde forem localizados criadouros serão apenas orientados sobre como evitar os nichos de procriação do mosquito.

Publicidade

Em todo o país, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é deque o índice de infestação fique abaixo de 1%. No ano passado, nesta mesma época, Curitiba ficou dentro do esperado. “

Como prevenir

Não importa a época do ano, é sempre importante manter os cuidados para eliminar possíveis criadouros do Aedes - transmissor da dengue, zika e chikungunya. Veja algumas dicas para enfrentar o mosquito:

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 - Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 - Se for guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.