| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Mais um dia de chuva forte resultou em vários pontos de alagamentos em Curitiba. Com temporais desde o início da tarde, a quarta-feira (14) teve transtornos no trânsito e em residências em diversos bairros da cidade. Pelo menos 25 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil, a maioria concentrada nos bairros das regiões Norte e central.

CARREGANDO :)

De acordo com a prefeitura de Curitiba, foram 63 milímetros de água da chuva acumulados durante o dia. Isso equivale a mais da metade prevista para todo o mês de março, já que se estimava um acumulado de 122mm ao longo dos 31 dias do mês, segundo o Simepar.

VÍDEOS: Veja uma compilação dos vídeos de alagamentos em Curitiba nesta quarta-feira (14)

Publicidade

FOTOS: Imagens da chuva na capital

Três escolas municipais foram afetadas pelas chuvas. No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Carlos Alberto de Oliveira, no Guaíra, um raio atingiu a central de alarme e a unidade ficou temporariamente sem energia, mas a situação já foi normalizada. Na Escola Municipal Professor Brandão, no Alto da Glória, entrou água pelas calhas mas a chuva não comprometeu o atendimento dos estudantes. O mesmo ocorreu na Escola Municipal Batel, na região central. A Secretaria Municipal da Educação (SME) afirma que as equipes de limpeza locais já está sendo feito desde esta tarde (14).

Mapa mostra os pontos que alagaram nesta quarta

Segundo a prefeitura, seis unidades de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS), ficaram alagadas. Entre elas, três prestam atendimento a pessoas em situação de rua, na regional Matriz, e uma oferece acolhimento a adolescentes, na regional Boa Vista.

Todo esse volume resultou ainda em duas quedas de árvores, uma no Cabral e uma no Boqueirão.Outro estrago foi a queda de muros: foram 9 paredes que despencaram, de acordo com a Defesa Civil. Já o asfalto acabou prejudicado na região do Centro, na esquina da Avenida Visconde de Guarapuava com Rua Desembargador Westphalen. No cruzamento, uma cratera que era um problema antigo da região começou a se abrir novamente.

Publicidade

A água invadiu também o UniBrasil, no bairro Tarumã, e o Estádio Vila Capanema, do Paraná Clube, que fica no bairro Jardim Botânico. Sobre o centro universitário, por meio de nota, a assessoria de imprensa informou que “apenas o térreo do bloco 06 foi atingido pelo alagamento do rio que passa nos fundos da instituição”. A nota diz ainda que a equipe de manutenção trabalhava para resolver os danos causados pela chuva e que as aulas continuavam ocorrendo normalmente nos outros blocos da faculdade.

Leia também: Direção segura: o que fazer e o que evitar em caso de alagamento

Bairros

No Alto da XV, um ônibus ficou preso por cerca de uma hora e meia em uma rua alagada, a Reinaldino S. Quadros. O veículo tinha quatro passageiros e o motorista. No Rebouças, uma das áreas mais críticas, a rua Almirante Gonçalves chegou a subir cerca de um metro. A Rua Chile, quase no Cruzamento com a Av. Comendador Franco, ficou totalmente interditada devido à quantidade de água. O nível do Rio Belém subiu rapidamente e alagou várias ruas do Centro Cívico, incluindo a Av. Cândido de Abreu. Além disso, um buraco voltou a se abrir na esquina Rua Desembargador Westphalen com a Avenida Visconde de Guarapuava.

No Jardim Social, Jucimara Poss, 59 anos, estava no carro com as filhas, de 10 e 13 anos, quando a água começou a subir na Rua Alexandre Gusmão. Outros bairros afetados foram Centro Cívico, Cabral, Prado Velho, Jardim Botânico, Uberaba e Campo Comprido, entre outros.

Veja também: Alagados curitibanos: após décadas, enchentes ainda desafiam gestores

Publicidade

CIC

Uma das áreas mais afetadas na última chuva forte que caiu na cidade no sábado (3), a Cidade Industrial de Curitiba (CIC) também teve danos nesta quarta. A água voltou a atingir o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Barigui I, que fica ao lado do Parque Mané Garrincha e do Rio Barigui, mas em menor intensidade. O impacto teria sido menor do que da vez passada, quando dezenas de pessoas ficaram desabrigadas e perderam seus pertences.

Mapa dos alagamentos em Curitiba

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Vídeos mostram os alagamentos em regiões de Curitiba

Vídeo: alagamento na divisa do Rebouças com o Jardim Botânico

Publicidade

Enviado pela leitora Júlia C. Ribas

Fotos da chuva na quarta-feira

Avenida Carlos de Carvalho, na altura do número 75
Alagamento na Rua Alexandre Gusmão
Ruas alagadas no Centro Cívico
Registro da Rua Monte Castelo, no Tarumã
Alagamento na Rua Fernando Amaro, no Alto da XV
Alagamento na Rua Fernando Amaro, no Alto da XV
Na Rua Almirante Gonçalves, no bairro Rebouças, a água quase cobriu os carros que passavam pela região
Alagamento no São Lourenço
Alagamento no bairro Bom Retiro
Alagamento no bairro Bom Retiro
O Canal Belém quase transbordou com a chuva no bairro Guabirotuba
Alagamento na Rua Chile
Alagamento na Rua Chile
Alagamento na Rua Chile
Alagamento na Rua Chile
Alagamento na Rua Chile
Alagamento na Rua Chile