• Carregando...
A Polícia Militar do Paraná lançou o APP 190 – Emergência Paraná em 2018.
A Polícia Militar do Paraná lançou o APP 190 – Emergência Paraná em 2018.| Foto: Soldado Priscilla Carvalho/ANPr

Basta um celular na mão e uma conexão de internet para fazer quase tudo que você quiser: trabalhar, estudar, se divertir, pagar contas, contratar serviços, pedir comida, conseguir transporte... e, como não poderia deixar de ser, ter acesso a serviços públicos. Cada vez mais, os aplicativos estão se tornando uma alternativa àquela que, desde sempre, foi uma reclamação relacionada ao serviço público: a burocracia, com suas intermináveis filas e horas de espera. Confira abaixo a lista com 21 aplicativos que podem facilitar a sua vida.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

Claro que ainda não é possível resolver tudo pela internet, mas uma gama de serviços já está disponível. Desde o agendamento de consultas médicas até fazer a declaração do Imposto de Renda. Dá para consultar os pontos na carteira de habilitação, quanto falta para a aposentadoria e o andamento de processos judiciais. E também fazer reclamações à prefeitura de Curitiba, ser alertado sobre temporais, consultar preços dos supermercados e procurar ou ofertar emprego.

Coordenadora do curso de especialização em Gestão Pública Municipal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza acredita que a população só tem a ganhar com essa tendência. “Quando oferece à sociedade acesso aos seus serviços [a gestão pública] tem a vantagem de ser mais ágil, com qualidade e menor burocracia. A informatização e automação pelos órgãos públicos pode ser usada para a oferta de vários serviços públicos como no transporte e mobilidade, saúde, emprego, impostos, etc.”, destaca.

Não são apenas os cidadãos que ganham com a proliferação dos aplicativos. Para a administração pública, a tecnologia pode representar mais eficiência e menos custos, conforme explica Maria Lucia. “Como benefícios para os gestores públicos os aplicativos possibilitam uso de dados para o gerenciamento de processos, tomada de decisões estratégicas com maior rapidez, além de redução de custos com menos papel e pessoas utilizados nos processos.”

É o que acontece, por exemplo, na prefeitura de Curitiba. Em 29 de março, o Executivo municipal lançou o aplicativo Curitiba 156, por meio do qual é possível indicar problemas na iluminação pública, solicitar coleta de resíduos e consultar linhas e horários de ônibus, por exemplo. Na oportunidade, o secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, disse que o aplicativo é também uma importante ferramenta de gestão. “Temos um banco de dados formado com o suporte dos curitibanos com base em situações reais. Isso ajuda a identificar e sanar problemas, verificar tendências e definir rotinas de trabalho”, frisou.

Além dos apps e portais eletrônicos, outro exemplo de tecnologia usada em favor do cidadão é o data mining, que consiste na obtenção de informações com padrões e regras que tenham valor agregado para a tomada de decisões. “Considera-se o número de alunos existentes e os possíveis novos alunos, possíveis aumentos de procura aos postos de saúde em determinada época do ano causadas por um padrão de doenças com predominância em determinadas estações, etc. Todas estas informações usadas no processo de data mining possibilitam gerar cenários, simulações e oportunidades que, transformadas em conhecimento, criam valor agregado e propósitos às informações encontradas”, explica.

Aplicativos

A seguir você confere uma relação com os principais aplicativos de celular disponíveis aos curitibanos para prestação de serviços públicos. Todos podem ser baixados gratuitamente na Play Store do Google (para celulares Android) e Apple Store (para Iphones).

Curitiba 156

O aplicativo lançado no último dia 29 de março reúne 12 serviços cadastrados, cada qual com subcategorias, nas quais o usuário pode definir pedidos específicos. Entre eles estão reparos na iluminação pública, abordagem social, coleta de resíduos, doações de roupas, eletrodomésticos e móveis. Também é possível consultar horário, itinerário e localização das linhas de transporte coletivo, além de bloquear o cartão transporte no caso de perda ou roubo.

Saúde Já

Também da Prefeitura de Curitiba, o aplicativo é voltado para o atendimento à saúde. Através dele, o usuário pode agendar primeiro atendimento com enfermagem e odontológico, confirmar consultas especializadas e exames, acessar a carteira de vacinação virtual, ter informações sobre pré-natal para gestantes e orientação em casos de urgência e emergência. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 65% dos atendimentos agendados são encaminhados e solucionados no mesmo dia.

Nota Curitibana

O Nota Curitibana é o programa do município que incentiva o consumidor a solicitar nota fiscal e, com isso, receber de volta parte do Imposto Sobre Serviços (ISS) e concorrer a prêmios em dinheiro. Com o aplicativo o usuário pode acompanhar os créditos acumulados e sorteios. Entre as funcionalidades estão o resgate de prêmios, consulta de bilhetes e a indicação de crédito para abatimento no IPTU. Assim, caso seja contemplado, o ganhador pode indicar pelo celular a conta bancária que vai receber o dinheiro.

Governo Digital

Alguns dos principais serviços do governo do Paraná estão reunidos em um único aplicativo, o Governo Digital. Ao informar seu CPF, o cidadão tem acesso a informações personalizadas, como os créditos do Nota Paraná ou contas de luz registradas em seu nome. Pode também emitir certidões, segunda via de documentos, boletos para pagamentos, consultar processos e agendar atendimentos. Segundo o governo estadual, novas informações e serviços são incorporados periodicamente.

Paraná Serviços

Precisa fazer um reparo em casa ou dar um trato no visual? O aplicativo lançado recentemente pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho te ajuda. Através dele o usuário encontra profissionais autônomos que oferecem serviços de pedreiro, manicure, cabeleireiro, marceneiro, entre outros, podendo solicitar orçamento e fechar a contratação. Um dos objetivos é diminuir a informalidade, já que os profissionais cadastrados são orientados a se registrar como Microempreendedores Individuais (MEI).

Escola Paraná

O aplicativo é destinado a estudantes da rede estadual de ensino e seus pais. Através dele, é possível consultar horários de aulas, matérias e professores do dia; notas, resultados por matérias e períodos, calendário de avaliações, entrega de trabalhos, eventos como palestras e reuniões de Associações de Pais e Mestres, e trocar mensagens com professores e estudantes. Para utilizá-lo, o CPF ou o Cadastro Geral de Matrícula precisam estar atualizados.

Nota Paraná

Ao se cadastrar no Nota Paraná e pedir nota fiscal, o contribuinte recebe até 30% do ICMS pago pelo lojista e concorre mensalmente a prêmios em dinheiro. Pelo aplicativo ele pode acompanhar o placar com as notas e créditos, efetuar resgates para conta bancária, transferir crédito para pagar o IPVA, acompanhar sorteios, consultar bilhetes, efetuar reclamações e também doar as notas fiscais para entidades sem fins lucrativos.

Menor Preço

Ao invés de gastar sola de sapato para gastar menos de compras, que tal deixar que a tecnologia faça isso para você? O aplicativo Menor Preço permite comparar preços de produtos vendidos em estabelecimentos em um raio de até 20 quilômetros. A busca inclui desde eletrônicos até preços de combustível e pode ser feita por código de barras ou pelo nome do produto. Os preços são atualizados em tempo real com base dos registros das notas fiscais eletrônicas.

Detran

No aplicativo do Detran, o motorista tem 14 serviços disponíveis e sete consultas nas áreas de veículos, habilitações e infrações. Entre eles, consulta de pontos e extratos de multas, agendamento de exames e aulas de reciclagem, e emissão da segunda via de documentos. O Detran tem ainda o app Primeira Habilitação, que permite que o futuro motorista controle cada etapa e acompanhe o passo a passo de todo o processo para emissão da carteira.

Fomento Paraná

Através da Fomento Paraná, o governo estadual fornece crédito mais barato para abertura de novos negócios ou a empresários que querem investir na modernização e ampliação das atividades. Com o aplicativo, é possível fazer simulação dos valores disponíveis e localizar o agente de crédito mais próximo. Notícias e informações sobre o funcionamento da agência também podem ser consultadas.

Copel

A Copel tem à disposição dos clientes aplicativos tanto na área de energia elétrica quanto de internet. Na primeira, estão disponíveis serviços como consulta da fatura, histórico de consumo, solicitação de religação e verificação de desligamentos. Já os clientes da Copel Telecom podem, além de consultar faturas, fazer diagnóstico de conexão, teste de velocidade, verificar o consumo e solicitar o cancelamento do serviço.

Sanepar

Informações sobre o serviço de abastecimento de água também estão acessíveis na palma da mão. Pelo aplicativo da Sanepar, o consumidor pode não apenas consultar faturas e histórico de consumo, como também verificar informações sobre falta d’água e qualidade da água distribuída. É possível ainda solicitar serviços de reparo em hidrômetros.

190

Com o app 190 - Emergência Paraná, moradores de Curitiba e Região Metropolitana podem acionar a PM em situações emergenciais. Na própria tela, o cidadão pode definir se a ocorrência se trata de perturbação do sossego, violência doméstica, acidente de trânsito ou “outros”. Para isso, depois de baixar o aplicativo, é necessário preencher um cadastro com informações pessoais como nome completo, RG e CPF. A PM garante o sigilo das informações do denunciante.

Corpo de Bombeiros

Visando à segurança dos paranaenses, o aplicativo do Corpo de Bombeiros emite alertas sobre a possibilidade de desastres naturais com data, tipo do evento, grau de severidade, início, fim, descrição e gráfico, além de orientar os usuários sobre como proceder em cada situação. Um mapa mostra as áreas afetadas pelo mau tempo, por mesorregião e município. Também é possível verificar a balneabilidade da água no litoral e orientações sobre primeiros socorros.

JTe

Desenvolvido pela Justiça do Trabalho, o JTe permite checar a movimentação de processos, decisões, acompanhar notícias, jurisprudência e pautas de audiências e sessões, e emitir boletos para pagamento, entre outras facilidades. Também possibilita a comunicação via chat entre advogados de estados diferentes, verificação de autenticidade de documentos no Processo Judicial eletrônico e integração entre os tribunais regionais.

Justiça Federal

Desenvolvido pela Justiça Federal da 4ª Região, que engloba os três estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), o aplicativo é para uso exclusivo de advogados. A plataforma tem funcionalidades diferentes, entre elas a consulta de processos e prazos, ciência em intimações e íntegra dos processos judiciais.

e-Título

Novidade nas eleições do ano passado, o e-Título é um aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral para obtenção da via digital do título de eleitor. A ferramenta permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas, apresentando dados como zona eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Além disso, substitui o documento de papel na hora de votar.

Receita Federal

A Receita Federal dispõe de alguns aplicativos, um deles o que permite ao cidadão consultar a situação do CPF e do Imposto de Renda. O Meu Imposto de Renda possibilita fazer a declaração para quem teve rendimentos inferiores a R$ 5 milhões. Já o e-Processo facilita o acesso a informações básicas e movimentações de processos na Receita, Conselho Administrativo de Recursos Fiscais e Procuradoria Geral da Fazenda.

MPF Serviços

Um total de 16 serviços prestados pelo Ministério Público Federal estão disponíveis no aplicativo MPF Serviços. Pelo canal, qualquer cidadão pode encaminhar denúncias de desrespeito à Constituição e aos direitos coletivos, como corrupção, desvio de verbas públicas, infrações ambientais e compra de votos. Também pode solicitar a emissão de certidões, consultar o andamento de processos e enviar documentos relacionados a procedimentos em trâmite.

Sine Fácil

O aplicativo do Sistema Nacional de Emprego permite acompanhar a emissão de parcelas do Seguro Desemprego, pesquisar e concorrer a vagas de trabalho, consultar contratos e verificar se tem direito ao Abono Salarial. Para ter acesso à consulta de vagas de emprego, no entanto, é necessário que o trabalhador tenha seu currículo cadastrado e atualizado nos postos de atendimento do Ministério do Trabalho.

Meu INSS

São muitas as facilidades garantidas através do aplicativo desenvolvido pelo INSS. A ferramenta permite fazer o agendamento de serviços como entrada em benefícios e perícia médica. Também possibilita acompanhar todas as informações sobre a vida laboral, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados, além de calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto falta para se aposentar.

***

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]