Além de nova iluminação, teatro ganhou reforço na segurança| Foto: Divulgação/ SMCS

Depois de ser alvo de vandalismo pelo menos três vezes somente em 2017, o Teatro Paiol ganhou um novo sistema de iluminação. Um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital e símbolo da cultura na cidade, o espaço recebeu novos projetores e mais alguns reforços na segurança para preparar o local para a 35.ª Oficina de Música de Curitiba, no próximo mês de janeiro.

CARREGANDO :)

Ao todo, são 17 projetores de luz localizados nos pilares do Paiol, além de outros oito colocados na parte superior do prédio. Com isso, a região próxima ao teatro volta a ficar iluminada. Em agosto, como mostrou a Gazeta do Povo , ladrões arrancaram metade dos refletores instalados e deixaram a vizinhança às escuras, aumentando a insegurança principalmente para quem utiliza a estação-tubo que fica perto do espaço. 

Leia também: Em obras, Teatro Paiol tem data de reabertura confirmada pela prefeitura

Publicidade

Agora, além dos 25 novos projetores colocados, a prefeitura de Curitiba ainda reforçou a estrutura do próprio teatro. Foram colocados vidros de 19 milímetros para impedir atos de vandalismo e quebra. 

Os casos de roubos de estruturas de iluminação são constantes em Curitiba. Além das ocorrências envolvendo o Teatro Paiol, os postes da Linha Verde e até mesmo os projetores do Jardim Botânico também foram alvo dos ladrões — o que mostra que 2017 foi um ano que os bandidos roubaram praticamente de tudo na capital.

Novas obras 

Além da nova iluminação, o Teatro Paiol deve passar por outros reparos ao longo deste mês de dezembro. Segundo a prefeitura, o prédio vai passar por adequações de acessibilidade e de segurança, como a substituição do guarda-corpo do mezanino superior por estruturas de ferro. 

“Essas intervenções vão tornar o teatro mais acessível tanto ao público, quanto aos atores que tenham algum tipo de deficiência”, afirma a administração municipal em nota. Ao todo, serão investidos R$ 70 mil oriundos da Lei Rouanet.