Antes da instalação do portão, guardas tinham que pular o gradil para ter acesso mais rápido à Praça Oswaldo Cruz ao sair do subsolo do centro esportivo.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Uma semana após a Gazeta do Povo mostrar que a sede da Guarda Municipal (GM) na Praça Oswaldo Cruz, no Centro de Curitiba, ficava em um lugar de difícil acesso no subsolo do recém-inaugurado centro esportivo, a prefeitura abriu uma passagem para facilitar a ação dos agentes. O acesso é um pequeno portão no meio do gradil, instalado na última sexta-feira (16), bem ao lado da piscina coberta. Ele dá acesso direto à praça pelo lado da Rua Brigadeiro Franco. Além disso, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) informa que pretende transferir o módulo para um local em que os agentes tenham de fato uma ampla visibilidade da Oswaldo Cruz. Entretanto, essa mudança ainda não tem previsão.

CARREGANDO :)

Na reinauguração do centro esportivo, que ficou fechado seis anos para reforma, o secretário da SMELJ, Marcello Richa, prometeu que a GM teria estrutura adequada para trabalhar na Oswaldo Cruz. “A ideia é que a Guarda Municipal tenha um espaço amplo, onde tenha visão de toda a praça”, afirmou o titular da pasta, que é filho do governador Beto Richa (PSDB). Entretanto, um guarda municipal que procurou a reportagem da Gazeta no mesmo dia disse que essa não era a realidade do local onde a SMELJ havia alocado os agentes no subsolo do prédio.

- Leia também - Falta de BO dificulta combate a arrastões em biarticulados de Curitiba

Publicidade

O guarda, que não quis se identificar, explicou que no subsolo os agentes teriam dificuldade para atender uma ocorrência, já que teriam de percorrer um verdadeiro labirinto de corredores e salas até sair do centro esportivo, pelo lado da Avenida Visconde de Guarapuava. Assim, se a emergência acontecesse nas ruas Lamenha Lins, Brigadeiro Franco ou ainda na face da praça voltada para a Avenida Sete de Setembro, o caminho seria muito longo. “Para agir com rapidez, tínhamos que pular a grade, onde agora fizeram esse portãozinho”, relata o guarda.

- Veja também - Novo mutirão terá 1100 senhas para emissão de RG e vagas de emprego

Além de terem o acesso dificultado, outra reclamação dos guardas em relação ao módulo no subsolo é em termos estruturais. “Nossa sala é pequena, sem ventilação e sem o mínimo de estrutura porque não temos nem onde colocar a marmita”, relata o GM. Além disso, a visibilidade da praça fica comprometida. “Quando estamos almoçando ou tomando água não conseguimos ver nada da praça. Isso não aconteceria se nosso módulo fosse aqui em cima”, pontua.

A dona de casa Maria Antônia, de 48 anos, que sempre caminha pelo local, questiona por que a instalação correta do acesso já não foi feita para a reinauguração do centro esportivo. “Acho que é óbvio que deveriam deixar as saídas fáceis para que a Guarda Municipal consiga atuar na praça. Então, por que não fizeram essa porta antes da reinauguração?”, indaga.

Até a última sexta-feira (14), os guardas pulavam uma grade localizada em frente à saída do subsolo do ginásio. 
Publicidade

E mesmo com o novo acesso, Maria acredita que a GM deveria ter um local ainda mais acessível, fora do centro esportivo. “Eles tinham que ter um módulo fora do ginásio, no meio da praça, para ficarem de olho em tudo. E não uma sala escondida lá embaixo”, enfatiza a frequentadora.

Transferência no módulo

A SMELJ informa que o módulo da GM mudará de lugar. A primeira opção, segundo a pasta, é dividir o espaço com a academia da praça na sala de ginástica no piso superior do centro esportivo e próximo à entrada da Oswaldo Cruz. A segunda opção seria instalar um contêiner em algum ponto da praça.

Nos dois casos, a secretaria afirma que os guardas teriam boa ventilação e itens básicos para uso durante o dia. No entanto, ainda precisariam utilizar a cozinha do centro esportivo, no subsolo do ginásio, para guardar alimentos.

Segundo a SMELJ, o estudo de viabilidade financeira para as duas opções deve ser encerrado nos próximos 15 dias. Portanto, a mudança ainda não tem data para acontecer.