| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná
Ouça este conteúdo

A prefeitura de Curitiba define na tarde desta quarta-feira (1.º) se permanece ou muda a bandeira da pandemia, atualmente na cor amarela, de alerta, que permite a flexibilização de praticamente todas as atividades. A possibilidade maior é de que a cor amarela seja mantida, apesar do aumento dos índices da pandemia na capital, os quais ainda não têm impacto significativo no sistema de saúde, principal índice para determinar a mudança de decreto.

Tanto a média móvel de novos casos e o número diário de casos ativos seguiram aumentando ao longo de todo o mês de agosto. Terça-feira (31), a média móvel das últimas duas semanas de novos casos aumentou 16,8%, ficando em 775. Já o número de casos ativos – pessoas infectadas capazes de transmitir o coronavírus – subiu 14,5% em duas semanas, chegando a 8.296.

Domingo (29), Curitiba voltou a romper a marca de mais de 8 mil casos ativos, chegando a 8.344 em um único dia. Há mais de dois meses, há 70 dias exatos, Curitiba não alcançava essa marca, quando foram registrados 8.028 casos ativos em 20 de junho.

Publicidade

Já o volume de mortes segue praticamente estável na capital, ficando com média móvel de 17 terça-feira. A queda no número de mortes é diretamente proporcional ao avanço da vacinação. Terça-feira, a capital havia aplicado 1.299.692 primeiras doses. Já a população completamente imunizada é de 639.554 pessoas, sejam com as duas doses ou com a vacina de dose única da Janssen.

A taxa de ocupação das UTIS de Covid-19 do SUS em Curitiba manteve praticamente estável na última semana. Quarta-feira da semana passada, a ocupação era de 76%, com 92 leitos livres. No início da manhã desta quarta-feira, a ocupação de UTIs é de 73%, com 105 leitos livres.