Na foto, Renato Freitas se defende na Câmara das críticas que recebeu pelo episódio na Igreja do Rosário| Foto: Rodrigo Fonseca/CMC
Ouça este conteúdo

A Associação de Editores Cristãos (Asec) divulgou uma nota pública nesta segunda-feira (7) contra “atos de intolerância religiosa” ocorridos no último sábado (5), em Curitiba. A entidade se refere à invasão da Igreja do Rosário por um grupo que participava da manifestação ligada à morte do congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, assassinado no Rio de Janeiro. O vereador Renato Freitas (PT) liderava o grupo.

“Era no mesmo horário da celebração da Missa, que foi abruptamente interrompida. Solicitados a não tumultuar o momento litúrgico, lideranças do grupo instaram a comportamentos invasivos, desrespeitosos e grosserias, comandados por um vereador da cidade de Curitiba [Renato Freitas], infringindo o artigo 208 do Código Penal Brasileiro. Por mais justificada que seja a manifestação, e de forma alguma apoiamos a violência que aconteceu no Rio de Janeiro, isso não deve gerar motivos para “invasão do local de cultos” impedindo que as pessoas presentes pudessem continuar o seu rito religioso”, diz trecho da nota, assinada pelo pastor Elton Melo, presidente da Asec.

Por fim, a entidade afirma na nota que se solidariza com a Arquidiocese de Curitiba e pede que a Câmara de Curitiba adote “as medidas cabíveis ao decoro parlamentar” para “evitar que tais atos antidemocráticos e abusivos contra a fé possam continuar ocorrendo”.

Publicidade