Transporte coletivo de Curitiba deve sofrer alteração com nova restrição de atividades por causa da pandemia.| Foto: Luiz Costa/SMCS
Ouça este conteúdo

Mesmo com as medidas mais duras anunciadas pelo governo do estado no combate à pandemia de coronavírus entrando em vigor neste sábado (27), o transporte coletivo de Curitiba vai continuar funcionando sem alteração por mais alguns dias. Ainda sem data determinada, a Urbanização de Curitiba (Urbs) terá reunião em "meados da próxima semana" para avaliar o impacto das medidas no sistema. “Vamos ver como vai se comportar a demanda e avaliar a necessidade de mudança nos horários das tabelas e alguma alteração de frota no período noturno, por exemplo, já que o toque de recolher agora começa às 20h”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, ao site da prefeitura de Curitiba.

Até que isso ocorra, o transporte público da cidade seguirá com lotação máxima de 70% da capacidade. Atualmente, cerca de 1.000 veículos do transporte coletivo circulam pela cidade - 80% do que seria o normal. Apenas as linhas mais movimentadas operam com 100%. Com o novo decreto (6983/2021) que restringe a circulação no estado, suspendendo aulas e orientando trabalho em home office, a tendência é cair o número de passageiros. E a menor demanda deve forçar uma redução dos ônibus nas ruas.

Como comparação, em março do ano passado, logo após o fechamento das atividades não essenciais, o sistema contabilizou média de 160 mil passageiros. Hoje, são cerca de 390 mil pessoas utilizando o transporte coletivo diariamente. Antes da pandemia, esse número era de cerca de 754 mil.

Publicidade