Monsenhor Luciano Romano Kmieciak| Foto: Divulgação
Ouça este conteúdo

Padre formador de líderes da Igreja Católica como o cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, e José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, morreu nesta semana (07/04) na capital paranaense Monsenhor Luciano Romano Kmieciak, aos 87 anos, vítima da Covid-19. Dom Luciano viveu 70 de seus 87 anos no Paraná, após emigrar em 1951 para o Brasil com a família, vindo da cidade de Lviv, Polônia, hoje pertencente à Ucrânia.

Em nota, Dom Odilo Scherer lembrou que por vários anos, na década de 1960, teve Dom Luciano como formador no Seminário São José, em Curitiba. “Sou grato pela formação recebida. Depois encontrei-o algumas vezes e sempre admirei a sua firmeza e gentileza, ao mesmo tempo”, afirmou. Na missa de corpo presente transmitida pela internet, o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Peruzzo, também lembrou dos tempos de seminário, onde foi aluno de Dom Luciano, e como foi acolhido com “grande apreço” .

Dom Luciano foi ordenado em 26 de novembro de 1961. Exerceu as atividades de vigário paroquial da Catedral, depois disciplinário, professor e reitor do Seminário São José. Por fim, foi nomeado pároco do Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus, onde viveu entre 1973 e 2017. Nos últimos três anos residia com familiares. Nas redes sociais, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, lamentou a perda: “Gentil pároco emérito da Igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus, monumento religioso do bairro do Batel. Possam os Anjos velar seu repouso com cânticos de Glória. Seja recebido na Casa do Senhor pelo muito que amou e trabalhou”.

Publicidade