• Carregando...
Quem passar pela XV de Novembro nesta segunda poderá comprar frutas, legumes e verduras, inclusive orgânicos. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Quem passar pela XV de Novembro nesta segunda poderá comprar frutas, legumes e verduras, inclusive orgânicos.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A Boca Maldita, no Centro de Curitiba, vai se transformar em uma grande feira nesta segunda-feira (16). Até as 18 horas, uma tenda montada no local vai abrigar vendedores de produtos hortifrutigranjeiros frescos, inclusive orgânicos. A feira também dará orientações de como aproveitar da melhor forma o poder nutritivo dos alimentos na hora de cozinhá-los e até a como ter uma pequena horta em casa. Haverá também orientações sobre consumo consciente, cuidados com a água, separação do lixo e reciclagem.

A feira, organizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (Consea), faz parte da comemoração do Dia Mundial da Alimentação. O Consea é um órgão consultivo do prefeito Rafael Greca (PMN) para questões sobre segurança alimentar e que reúne a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nutricionistas do Departamento de Educação Alimentar da Smab vão orientar os visitantes sobre a importância de se consumir frutas e verduras, além de estimular as pessoas a reduzir o consumo de sal, açúcar e gordura. Os nutricionistas também vão incentivar o consumo consciente dos alimentos. “Infelizmente, a população ainda tem o hábito de não consumir toda a fruta ou verdura, seja colocando no prato mais que o necessário ou, na hora do preparo, descartando partes não convencionais que poderiam ser aproveitadas na refeição”, salienta Alessandra Sutil de Oliveira Kades, da equipe de especialistas da secretaria. Ela cita, por exemplo, as cascas de frutas e legumes, que têm um alto valor nutricional, inclusive vitaminas e sais minerais, e poderiam virar chás ou farinhas.

Na área dedicada a hortas em pequenos espaços e compostagem, os engenheiros agrônomos da Unidade de Agricultura Urbana da Smab irão ensinar os visitantes a cultivar hortaliças e ervas em vasos, latas e potes. Será possível ainda aprender a montar um minhocário, sistema de compostagem caseira que transforma resíduos orgânicos produzidos no lar em adubo para hortas domésticas, que depois pode voltar para a cozinha como um novo alimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]