• Carregando...
Na quinta-feira (27), movimento já foi intenso nas areias das praias de Matinhos | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Na quinta-feira (27), movimento já foi intenso nas areias das praias de Matinhos| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Embora a Operação Verão tenha começado no Litoral do Paraná na última sexta-feira (21), é somente nos últimos dias de dezembro que o movimento cresce de verdade na região. De acordo com a Polícia Militar (PM), a expectativa é que, com as festividades de ano novo, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná recebam cerca de 1,5 milhão de turistas — ao longo do ano, os três municípios têm, somados, pouco mais de 90 mil habitantes. E, para os comerciantes da região, essa explosão populacional é motivo para comemorar.

E as altas temperaturas registradas na região são o grande destaque da temporada. No restaurante Casa do Camarão, em Matinhos, por exemplo, as vendas de cerveja foram cerca de 30% acima da média do ano passado durante o Natal e, para o ano novo, a expectativa é de que esse aumento chegue a 70%. De acordo com Vagno Santana, gerente do restaurante, o calor fez com que, ao invés das costumeiras 20 caixas de cerveja por dia, o estabelecimento passasse a vender cerca de 70.

Veja também: Em apenas 6 dias, 50 pessoas são resgatadas nas praias do PR

A procura pela bebida nesse início de temporada foi tão grande que o comerciante se viu obrigado a repor os estoques para dar conta. “Eu esperava um aumento, mas não tanto. Cheguei a ir para Curitiba buscar mais cervejas porque o estoque tinha acabado”, explica Santana.

Segundo a PM, são esperadas 1,5 milhão de pessoas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná para a virada de anoAlbari Rosa/Gazeta do Povo

A ausência de chuva também tem ajudado a comerciante Roberta Santos Silva Matos, proprietária de uma lanchonete em Caiobá: “Mas pra gente o melhor é o dia nublado, porque os turistas saem da areia e vêm passear no calçadão”.

Vai pegar a estrada? Rodovias terão movimento até 70% maior nos próximos dias

Outro efeito positivo desse aumento desse comércio aquecido é a geração de emprego. É o caso do quiosque de crepes de Thais Regina de Lima, que aumentou o número de funcionários durante a temporada. Ao invés de ter apenas duas pessoas ajudando nos serviços, como no ano passado, agora são sete pessoas atendendo os turistas.

Para a veranista Silvana Sostíssio, que é fisioterapeuta em Curitiba e há 15 anos vai a Caiobá no verão, a região está passando por um processo de redescobrimento. “ Os paranaenses estiveram, por muitos anos, indo a Santa Catarina para curtir a praia. Mas acho que isso está mudando”, avalia Silvana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]