Morador de rua dorme na Praça Oswaldo Cruz: demora nas obras gerou nos usuários a sensação de abandono do local.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Iniciada em fevereiro de 2015, a reforma na Praça Oswaldo Cruz, principal centro de esporte e lazer no Centro de Curitiba, está atrasada um ano. O centro polisportivo da praça, que inclui a quadra e a piscina, está fechado desde dezembro de 2013. Tanta demora gera expectativa e insatisfação entre os frequentadores. Expectativa porque a revitalização da quadra e a conclusão da cobertura da piscina eram reivindicações antigas, já que o espaço passou apenas por reparos essenciais desde a inauguração em 1976. Insatisfação porque, segundo os frequentadores e vizinhos da praça, o local ficou abandonado durante as obras.

CARREGANDO :)

- Imagens - fotos da obra atrasada na Praça Oswaldo Cruz

“Antes era bem cuidado, eu trazia meus sobrinhos. Agora, só venho mesmo por causa do cachorro. Esses dias finalmente cortaram a grama, mas estava feio. Tinha mato que não dava para caminhar”, diz a comerciante Claudete Fusaro. Um reflexo do abandono, segundo ela, é que a praça passou a ser ocupada por moradores de rua e usuários de drogas. “Não tinha usuário de droga antes aqui. Agora tem muita gente fumando crack e maconha. Ali perto do tapume que cerca a obra virou um banheiro público”, reclama.

Publicidade

Tapumes em volta da quadra poliesportiva virou banheiro dos moradores de rua.  

A situação provoca uma sensação de insegurança, principalmente porque está associada à queda no número de usuários da praça - que, por sua vez, está ligada à obra. “Eu passava ali na frente, via que estava fechado e achava que não podia entrar”, conta Henrique Keppen, que trabalha em um hospital próximo da Oswaldo Cruz. Keppen voltou a frequentar a praça para fazer exercícios físicos há cerca de uma semana e nota que houve uma diminuição no número de frequentadores. “Se não estivesse mais em obra, já tinha mais gente e ficava mais seguro até”, avalia.

Para os comerciantes que trabalham no entorno da praça, quando a obra for finalizada e as atividades no centro de esportes e lazer retomados, o local deve voltar a ter vida. Até lá, porém, o movimento deve seguir fraco. “Afetou bastante as vendas. Antes aqueles campeonatos, eventos. Agora, a gente fica contando os dias para abrir”, declara Cleide Marques da Silva, proprietária de um pequeno café no local.

A opinião de Cleide é engrossada pelo taxista Antônio Almeida. “Se eles entregassem [a obra], já estava bom. Se voltassem os eventos e o movimento que tinha antes, melhoraria bastante”, diz Almeida.

Velha reivindicação dos usuários, cobertura da pisina da Oswaldo Cruz está pronta, mas espaço segue fechado.  
Publicidade

Previsão

Iniciada em fevereiro de 2015, a reforma deveria ter sido concluída em fevereiro de 2016. O atraso foi causado por uma reforma de última hora descoberta durante as obras: a existência de tubulações e antigos tanques de óleo que tiveram de ser retirados pela possibilidade de impacto ambiental. Entretanto, desde então, nenhuma outra previsão de conclusão foi dada pela prefeitura.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas informa que a reforma deve ser encerrada no segundo semestre de 2017. O atraso agora é por causa da instalação de equipamentos para aquecimento e controle de cloro da piscina, as quais não foram entregues ainda.

Apesar da reclamação dos moradores, a Secretaria do Meio Ambiente afirma que o Departamento de Parques e Praças vem realizando serviços mensais no local, como limpeza, poda de árvores e corte de grama.