• Carregando...
Cada trecho da Avenida João Gualberto, entre o Colégio Estadual do Paraná e o Terminal Santa Cândida, vai ter uma cor de ipê.
Cada trecho da Avenida João Gualberto, entre o Colégio Estadual do Paraná e o Terminal Santa Cândida, vai ter uma cor de ipê.| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Mais uma canaleta de expresso de Curitiba tem tudo para virar cartão-postal nos próximos anos, a exemplo da Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, entre o Mossunguê e o Campo Comprido, endereço frequente de selfis nas mídias sociais por suas árvores no outono. A prefeitura está plantando mil árvores nas laterais da canaleta da Avenida João Gualberto, entre o Centro e o bairro Santa Cândida.

>>>RECEBA notícias de Curitiba e região em seu Whatsapp

Em um trecho de 7 km entre o Colégio Estadual do Paraná e o Terminal Santa Cândida serão plantadas mudas de ipês amarelos, roxos e brancos. Além da florada exuberante, o ipê foi a espécie escolhida por ser nativa de Curitiba.

A expectativa é de que as mil mudas sejam plantadas ao longo da João Gualberto em seis meses. Cada trecho da canaleta vai receber uma cor de árvore. Entre o Colégio Estadual e o Terminal do Cabral serão ipês brancos. Do Cabral ao Terminal Boa Vista serão ipês roxos. No último trecho, entre o Boa Vista e o Terminal Santa Cândida serão ipês amarelos.

Cuidados no plantio

Para o plantio, será necessário cortar parte da calçada e retirar toda a base de asfalto. Além disso, as covas serão plantadas com 1m de profundidade, até chegar ao solo original. Por terem enraizamento mais profundo no solo, os ipês têm menos possibilidade de danificar o passeio.

“O trabalho é longo, precisa ser feito com qualidade para garantir o bom desenvolvimento das plantas, com as raízes tocando o solo virgem. Assim não se esparramam para as vias”, explica o diretor de Produção Vegetal da SMMA, José Roberto Roloff.

O plantio dos ipês faz parte do Desafio 100 Mil Árvores lançado pela prefeitura em setembro, que pretende espalhar mudas por diversos bairros de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]