| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo

Passada a nova frente fria, que chega a Curitiba na tarde desta quinta-feira (8) e vem acompanhada de rajadas de ventos intensas – que podem chegar a 75 km/h –, uma massa de ar frio pode fazer os termômetros da capital zerarem no sábado (10) e provocar a primeira geada do ano por aqui, de acordo com o Simepar, - ou seja, ainda mais frio na capital do que havia sido previsto no início da semana.

CARREGANDO :)

Mínimas do PR

As temperaturas mais baixas no estado no fim de semana estão previstas para General Carneiro, com -3ºC no sábado, e Palmas, com -3ºC no sábado e no domingo, e para Guarapuava, com -2ºC também no sábado e no domingo.

De acordo com o Simepar, as temperaturas começam a cair já na sexta-feira (9), quando a mínima deve ser de 7°C. A partir de sábado (10), a massa de ar frio e seco realmente mostra a que veio e a mínima em Curitiba deve ficar em 0°C, criando condições para a ocorrência de geada. A máxima deve ficar em torno de 12°C .

Publicidade

No domingo, as temperaturas chegam a subir um pouco mais, podendo atingir 18°C, mas a mínima ainda será bastante baixa: 1°C. “É uma intensa massa de ar frio e seco. O tempo fica estável, mas o frio é rigoroso mesmo com a presença do sol”, diz o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib.

O frio será intenso em todas as regiões do estado e haverá condições para formação de geada em quase todo o Paraná. “Só não deve gear no Litoral”, diz Kneib. Lá, as temperaturas devem variar entre 8°C e 18°C no sábado, e 10°C e 21°C no domingo. Nas regiões Sul, Sudoeste, Centro-Sul e nos Campos Gerais, a geada pode ser mais forte, deixando a grama e os campos branquinhos.

A expectativa é de que as temperaturas voltem a subir apenas a partir da metade da próxima semana.

Quinta e sexta-feira

De acordo com o Simepar, o dia deve começar seco e “quente” nesta quinta-feira. No meio da tarde, a frente fria que avança pelo estado durante o dia atinge a região Leste e pode provocar ventos de até 75 km/h em Curitiba e região. No interior, as rajadas de vento podem chegar a 95 km/h. Os ventos aumentam o risco para quedas de árvores.

Publicidade

Além dos ventos, devem ocorrer chuvas e trovoadas. “A chuva vai ser forte, mas passageira. O volume deve ser mais baixo [do que registrado na terça-feira]”, diz Reinaldo Kneib. As temperaturas devem variar entre 14°C e 23°C.

Na sexta-feira, a previsão de chuva se mantém. Elas devem ser mais moderadas, assim como os ventos. As temperaturas variam entre 7°C e 18°C.