Canal exclusivo criado pela Copel traz alívio a Letícia Fanini e o filho Lorenzo e mais 3,5 mil famílias cujos entes dependem de aparelhos para viver.| Foto: Copel

Cerca de 3,5 mil famílias paranaenses que dependem da energia elétrica para os equipamentos que ajudam a manter a vida de seus familiares ganharam uma boa notícia na semana passada. A Copel lançou o telefone exclusivo 0800 643 54 4 que dá prioridade a estas famílias no restabelecimento do fornecimento quando há queda de energia. A população em geral deve ligar para o 0800 510 0116.

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Letícia Bisinella Fanini Silva, mãe do menino Lorenzo, criança que nasceu com microcefalia e má-formações em alguns órgãos do corpo, nunca pensou que fosse chorar tanto por causa de um ímã de geladeira. Nele veio o telefone 0800 que dará mais segurança para seu filho. Foi por causa da insistência de Letícia, das inúmeras ligações para a companhia e de seus relatos nas redes sociais que a Copel criou o canal de atendimento exclusivo.

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Letícia sempre passou sufoco com o filho quando acabava a luz no bairro em que mora em Curitiba. Lorenzo precisa ficar quase o tempo todo conectado a aparelhos que lhe garantem a vida. Atualmente, ele não precisa mais do oxigênio 100% do tempo como antes. Mas ainda depende da bomba de sucção para aspirar a traqueia e da bomba infusora para alimentação e medicação intravenosa. Dormindo, o menino também pode ter parada cardíaca e a família precisa dos equipamentos para socorrê-lo.

Quando falta luz na casa de Letícia, começa a maratona de gerenciamento dos equipamentos de Lorenzo para serem ligados nos nobreaks - dispositivo que alimenta equipamentos elétricos quando há queda de energia. O nobreak do aspirador dura duas horas e a da bomba infusora, só 40 minutos.

“Até duas horas sem luz a gente se vira. Passando disso, fica inviável. Se eu não aspirar a secreção da traqueia do Lorenzo, ele morre afogado. Se ficar muito tempo sem alimentação ou medicação, também corre risco. E não são somente esses equipamentos. É a geladeira, com medicamentos dele que não podem ficar sem refrigeração. É o filtro de água elétrico, já que ele não pode tomar água mineral. Quando falta luz, precisamos tomar decisões muito importantes rapidamente. Cai a energia, começa a correria”, explica a mãe.

Letícia Fanini com o filho Lorenzo e Anderson Marcos e Charllys Silveira, responsáveis pela criação do 0800 da Copel.| Foto: Copel

Aflição

A cada queda de luz começava também a maratona de ligações para a Copel. Letícia relatou que era difícil os atendentes compreenderem que ela era uma das famílias cadastradas como usuárias de equipamentos vitais.

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Por lei, essas famílias têm prioridade no restabelecimento de energia. Muitas vezes, diz ela, o que a família precisava era somente saber uma previsão de retorno da luz, para administrar os equipamentos.

“O que a gente sempre ouvia era que não havia previsão e deveríamos remover o Lorenzo para o hospital. Mas não é simples assim. Tem que ter vaga, tem que ter ambulância, que quando há temporais estão sempre abarrotadas de atendimentos. Chegar num pronto-socorro lotado é um risco muito alto de infecção para o Lorenzo, que por ter internamento residencial tem a orientação de não sair de casa por qualquer coisa”, explica Letícia. Em um só mês ela já chegou a enfrentar oito quedas de energia.

Depois de tanta aflição, Letícia passou a desabafar nas redes sociais, externando sua indignação com a falta de conhecimento dos atendentes da Copel em relação aos procedimentos previstos em lei. Há pouco mais de seis meses, uma equipe do atendimento da Copel a procurou para entender as queixas.

Foram algumas conversas, até que, em 4 de outubro, o supervisor Anderson Marcos e o gerente de atendimento telefônico da Cope, Charllys Silveira, voltaram à casa de Lorenzo.

“Achei que vinham me trazer um gerador. Me trouxeram só um ímã. Mas eu chorei muito mais do que se fosse o gerador, porque é um benefício que eu consegui e que vai ser estendido a outras 3.456 famílias paranaenses cadastradas nesta mesma condição. É um marco histórico, que outros estados deveriam adotar”, conta ela.

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O número do ímã que Letícia recebeu é exclusivo para as famílias cadastradas que possuem em casa pacientes dependentes de equipamentos elétricos vitais. Entre os benefícios a que essas famílias têm direito estão o aviso preferencial e antecipado sobre desligamentos programados da rede elétrica ou suspensão do fornecimento, de maneira a evitar prejuízos ao funcionamento dos aparelhos. Nos casos de desligamentos acidentais, os endereços também são indicados com prioridade no atendimento de operadores técnicos e equipes de campo.

Cadastro

Para ter direito ao benefício é preciso se cadastrar na Copel. A mãe do Lorenzo só teme que parte da população use o telefone de forma errada, para “furar a fila” do telefone 0800 de atendimento geral, que é o 0800 510 0116.

“Esperamos que as pessoas tenham essa empatia e não congestionem essa linha exclusiva desnecessariamente. Não estamos pleiteando energia para tomar banho, ver a série na TV ou carregar o celular. É para sobreviver”, destaca Letícia.