Ciclovia na Avenida Leopoldo Jacomel: ciclistas precisam conviver com postes instalados no meio do trajeto| Foto: Lineu Filho/Gazeta do Povo

O que era para facilitar a vida de quem usa a bicicleta para se locomover pela Avenida João Leopoldo Jacomel, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), se transformou em obstáculo. Recém- reformada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) após a duplicação da via, a ciclovia às margens da avenida ganhou postes de iluminação no meio do trajeto. A situação atrapalha ciclistas que transitam pelo trecho e oferece perigo a quem passa por ali.

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GALERIA: Veja imagens da ciclovia com postes no meio do caminho

O professor de História Argemiro Garcia foi atropelado no trecho. Ele seguia de bicicleta pela ciclovia quando foi atingido por uma moto. “Tem esses postes que ficam no meio da ciclovia. O motoqueiro subiu na ciclovia para desviar do trânsito, desviou do poste e acabou batendo em mim”, conta.

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Apesar de saber que a atitude do motoqueiro foi o principal motivo para o acidente, Garcia acredita que os postes instalados após o alargamento da rodovia colaboraram para o atropelamento. Essas estruturas, observa, também contribuem para outras situações que colocam em risco, principalmente, ciclistas e pedestres. “Há trechos em que não se tem para onde ir, ou vai em cima das pessoas ou vai para a rua e pode ser atropelado”, diz.

Os novos postes foram instalados no meio da ciclovia ao lado da rodovia que faz o sentido Pinhais a Curitiba, próximo à ponte sobre o Rio Palmital. Algumas estruturas estão, inclusive, em cima do piso tátil que serve como guia para deficientes visuais. Além disso, há trechos em que o espaço dividido entre calçada e ciclovia é muito estreito. Pontos de ônibus também obrigam passageiros a subir ou descer dos veículos em cima da via destinada aos ciclistas.

Guias rebaixadas e circulação de veículos motorizados na ciclovia, em busca de acesso a comércios no trecho, também acarretam problemas aos usuários. “Os carros param no meio da ciclovia. Um amigo que trabalha comigo foi atropelado na ciclovia faz uns 15 dias e o motorista do carro disse que quem estava errado éramos nós”, conta o carpinteiro Valdir Tiotônio.

A partir da ponte sobre o Rio Palmital, a ciclovia também é interrompida pela presença de postes do lado que faz o sentido contrário. “Como que você vai andar numa ciclovia que tem poste no meio e parece ser para pedestres? E ela já vai terminar ali na frente e não tem nenhum desnível para você descer”, reclama o estudante Bruno Torquatto, que foi abordado pela reportagem enquanto usava sua bicicleta na rodovia.

Pedestres

Além de correrem o risco de ser atropelados por ciclistas que desviam dos obstáculos encontrados na ciclovia, os pedestres enfrentam outra dificuldade na avenida: atravessá-la. Os sinaleiros e faixas de pedestre em determinados pontos da via são desencontrados, o que faz com que as pessoas se arrisquem em qualquer ponto da avenida e esperem longos períodos para fazer as travessias.

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“Para o pessoal que tem que atravessar, não tem passarela e os motoristas não dão a vez, ou às vezes um carro para e o outro não para. A gente não sabe o que é pior. E tem muita gente de idade”, diz a comerciante Juliane Rodrigues, que trabalha quase em frente a um sinaleiro e acompanha diariamente a situação de quem precisa ir de um lado ao outro da avenida.

Procurado, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR), órgão responsável pela obra, informou, por meio de nota,que o trecho contará com quatro travessias elevadas. Três já começaram a ser instaladas. A localização da quarta será definida em reuniões com as prefeituras de Pinhais e Piraquara.

Já sobre as reclamações relacionadas à ciclovia, o DER-PR diz que não foi possível realocar postes para uma distância maior ou construir a ciclovia em uma área mais afastada da rodovia porque isso demandaria desapropriações de propriedades privadas. Esse tipo de situação, segundo o órgão, “elevaria consideravelmente o custo da obra”.

Conforme o DER-PR, não houve estudos para instalação de cabos subterrâneos de rede elétrica. No entanto, essa alternativa também elevaria os investimentos necessários e poderia conflitar com a galeria de captação de água da via e a rede de água e esgoto das cidades por onde a rodovia passa.

Postes atrapalham circulação de ciclistas em ciclovia de Pinhais
Postes atrapalham circulação de ciclistas em ciclovia de Pinhais
Postes atrapalham circulação de ciclistas em ciclovia de Pinhais
Postes foram instalados até próximo ao piso tátil destinado a deficientes visuais