| Foto: Alex Silveira/Gazeta do Povo

Os eleitores que deixaram para comparecer à sede Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, nesta quarta-feira (9) - último dia para regularizar o Título de Eleitor - esperavam até 6 horas para serem atendidos. As senhas foram distribuídas até as 19 horas e as pessoas formavam fila no pátio dentro da área do TRE. A expectativa da Justiça Eleitoral é de que todos sejam atendidos até a 0h desta quinta-feira. Sessenta guichês estavam abertos para dar conta da demanda.

CARREGANDO :)

Apenas nesta quarta cerca de 2.650 pessoas já tinham sido atendidas e, pelo menos, outras 900 pessoas ainda estavam na fila, já que a estimativa do TRE é fazer cerca de 3,5 mil atendimentos hoje - na terça foram 3.525 e na segunda, 3.015. Cada eleitor demora cerca de 30 minutos para resolver toda a situação ao chegar ao guichê.

Leia também: O que acontece com quem perde o prazo para regularizar o título de eleitor

Publicidade

Quem perder o prazo terá o título cancelado e a penalização vai muito além de simplesmente não votar. “O eleitor que não realizar o recadastramento biométrico dentro do prazo terá o Título de Eleitor cancelado e não poderá, por exemplo, inscrever-se em concurso ou tomar posse em cargo público, obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino enquanto não regularizar a situação na Justiça Eleitoral”, alerta o coordenador de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Marcio Jardim. Depois desta quarta, a regularização estará disponível somente depois do dia 5 de novembro.

 

A professora de Inglês e estudante de Letras Raquel Elionara Rodrigues Hauth, de 19 anos, foi uma das eleitoras que deixou para o último dia. Segundo ela, por causa do trabalho, acabou deixando para a última hora. Raquel “aproveitava” o tempo de fila para ler e assistir a algumas séries que baixou no celular enquanto aguardava para fazer o primeiro título. Apesar do arrependimento de não ter ido antes ao TRE, ela disse que continuaria na fila porque quer votar e fazer a diferença nas próximas eleições.

Portão fechado

O último eleitor da fila chegou ao TRE às 19h40 - 40 minutos após o prazo estipulado pelo TRE. Ele estava para fora do portão, mas contou que conseguiu entrar por uma brecha, depois que um carro entrou. O homem disse que se atrasou por causa do trânsito complicado na região. Ele queria transferir o Título de Eleitor para Curitiba.