Carros ficaram ilhados na Rua Brasílio Itiberê após o temporal da tarde de quinta-feira| Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

A chuva que atingiu Curitiba nesta quinta-feira (21) gerou um verdadeiro caos na cidade. Desde as 15h30, foram dezenas de ruas alagadas e bloqueadas, queda de árvores, enchentes em residências, aulas suspensas em universidades e até mesmo uma cratera se formou em um dos cruzamentos mais movimentados do Centro. O motivo para tantos problemas foi a grande quantidade de água: segundo o Instituto Simepar, apenas entre as 15h e 17h, choveu 118 milímetros — o que representa 80,05% do volume de chuvas que estava previsto para todo o mês de fevereiro.

CARREGANDO :)

De acordo com a prefeitura, a área mais afetada da cidade foi a centro-sul, onde houve registros de 14 pontos de alagamentos nas ruas. os bairros Alto da XV, Cristo Rei, Água Verde, Centro, Prado Velho, Parolin e Cajuru foram alguns dos que tiveram ruas embaixo d’água. Ao todo, 14 árvores caíram por toda a capital — sendo algumas delas de grande porte, como a que bloqueou por horas a Avenida Iguaçu no cruzamento com Rua Castro Alves e atingiu dois carros. De acordo com a Setran, não há previsão para que todas essas vias sejam liberadas. Apesar dos transtornos, a prefeitura informa que não houve registro de pessoas feridas.

Resumo do dia: veja a lista de escolas, universidades, ruas e hospitais afetados pela chuva desta quinta

Publicidade

Embora a chuva tenha cessado na maioria dos bairros até o fim da tarde, alguns de seus efeitos na cidade devem continuar pelo menos até a manhã de sexta-feira (22). Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por exemplo, as aulas foram suspensas tanto para as turmas da noite de quinta quanto as da manhã de sexta. A instituição afirma que o motivo são as ruas alagadas no entorno do campus. No entanto, a própria universidade teve alagamentos internos: em um auditório onde aconteceria uma formatura do curso de Psicologia, e no prédio administrativo, que foi evacuado por volta das 16h.

Leia também: Também na noite de quarta-feira (20), chuva causou alagamentos e quedas de muros em Curitiba e na RMC

Outra instituição que sofreu com a tempestade foi o Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por lá, diversas salas ficaram alagadas ou com goteiras, e algumas aulas tiveram de ser remanejadas. O Centro Politécnico não chegou a suspender as atividades, mas alguns departamentos e professores cancelaram suas aulas. Na UniOpet, as aulas também foram interrompidas para esta noite de quinta-feira.

Cidade caótica

Rua Brasílio Itiberê
Rua Monte Castello, no Tarumã
Rua Ângelo Sampaio com Avenida Getúlio Vargas
Esquina da Visconde de Guarapuava com a Rua João Negrão, no Centro
Alagamento no Parolin
Visconde de Nacar, no Centro
Prado Velho
Cajuru
Rua Brasílio Itiberê

Boa parte da cidade sentiu ao menos algum impacto por causa das chuvas. Foram afetadas algumas residências do bairro Cajuru, que ficaram alagadas. Na mesma região, o terminal Vila Oficinas teve um de seus domos de fibra de vidro caídos com a força da chuva. Nas proximidades da praça Eufrásio Correia, uma fila de 13 ônibus biarticulados formou-se por volta das 17h, presos por conta de alagamentos na região central.

O único ponto que, em comparação com outras tempestades da cidade, não foi tão afetado, foi o serviço de energia elétrica. De acordo com a Copel, apenas cerca de 5 mil unidades consumidoras ficaram sem luz, o que representa cerca de 1% do total de imóveis com energia elétrica na capital. O motivo é que, desta vez, a velocidade dos ventos não foi tão intensa quanto em chuvas anteriores, tendo atingido pico máximo de 54 km/h, segundo o Simepar. Mesmo assim, alguns semáforos de regiões centrais acabaram apagados, como no cruzamento da rua Comendador Franco com o Viaduto do Colorado, no bairro Rebouças.

Publicidade

Até as 19h30 desta quinta-feira, toda a região central da cidade continuava com o trânsito intenso. Na tela do aplicativo Waze, por exemplo, praticamente todas as principais ruas do Centro estavam com indicativo de congestionamento neste horário.

O retorno da cratera

Um dos estragos mais graves na cidade aconteceu na Rua Desembargador Westphalen, onde um problema antigo voltou a aparecer. Trata-se da cratera de asfalto cedido na altura do cruzamento com a Av. Visconde de Guarapuava. Segundo moradores e comerciantes da região, a situação acontece há cerca de cinco anos, sempre que chove bastante. “Às vezes, só alaga, mas muitas vezes o asfalto afunda. Aí tem que esperar a prefeitura arrumar”, relata Felipe Aguilar Gomes e Silva, diretor de uma autoescola localizada no cruzamento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), o local da cratera já foi vistoriado nesta tarde, e trabalhos de reparo nas galerias e no pavimento devem começar nesta sexta-feira pela manhã. Até lá, porém, a Westphalen segue totalmente bloqueada neste ponto.

Confira o balanço de todas as instituições e locais afetados

Universidades com aulas suspensas

- PUCPR | Aulas suspensas na noite de quinta e na manhã de sexta-feira

Publicidade

- UFPR | Estudantes devem verificar com seus departamentos e professores se as aulas estão mantidas

- UniOpet | Aulas suspensas na noite de quinta

Alagamentos em escolas municipais e centros de educação infantil

- E.M Joao Macedo Filho

- Cmei José de Anchieta

Publicidade

- Cmei Lindoia

- E. M Arapongas

- Cmei Uberlândia

- E.M Papa Joao 23

Abrigos alagados

Publicidade

- Abrigo FAS Centro | Ocupantes transferidos ao Centro Pop Sítio Cercado

- Abrigo FAS Rebouças | Ocupantes transferidos ao Centro Pop Sítio Cercado

- Casa de passagem Jardim Botânico | Ocupantes transferidos à unidade de acolhimento Boqueirão e Campina do Siqueira e casas de passagem Bairro Novo e Rebouças

- Casa de passagem Plínio Tourinho | Ocupantes transferidos à unidade de acolhimento Boqueirão e Campina do Siqueira e casas de passagem Bairro Novo e Rebouças

Hospital com atividades suspensas

Publicidade

- Hospital Cajuru | Interrompeu o recebimento de novos pacientes na emergência às 18h devido a alagamentos no saguão de entrada. Alguns pacientes tiveram de ser remanejados dentro do próprio hospital, por causa de infiltrações. Atendimento voltou às 21h

Ruas com quedas de árvores

- Av Iguaçu, esquina com

- Rua Francisco Rocha, na altura do número 990

- Rua Martins Fontes, na altura do número 110

Publicidade

* Demais pontos de quedas de árvore não foram informados pela prefeitura

Ruas alagadas

- Rua Bley Zornig x Paulo Setubal Bairro Boqueirão

- Rua João Batista Zagonel x Issak Krieger, Boqueirão

- Rua Arnoldo Rudnick, 16, Pinheirinho

Publicidade

- Rua Almirante Tamandaré x Prof. Brandão

- Ulisses José Ribeiro, altura 430

- Rua Orlando Alves chaves

- Rua João Bettega - Igreja portão

- Bairro Parolin com vários pontos de alagamentos

Publicidade

- Dr. Contante Coelho, altura 560, Jd. das Américas

- Francisco Derroso próximo ao BIG Xaxim

- Rua Nossa Senhora da Luz, altura 2600 jd social

- Visconde de Guarapuava próximo à Câmara municipal

- Linha Verde alagada perto do Auto Shopping curitiba

Publicidade

- Avenida Wesceslau Bras proximo ao parolin