O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.| Foto: Michel Willian/Arquivo/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Em meio à pandemia de coronavírus, Curitiba tenta encontrar um equilíbrio entre as restrições de isolamento social e a retomada das atividades normais, especialmente as econômicas. Uma das principais peças desse quebra-cabeça é o transporte coletivo - onde as aglomerações são potenciais focos de propagação da Covid-19. A prefeitura, o comércio e as empresas de ônibus seguem buscando o caminho para minimizar esse problema. Ajustar os horários dos serviços e atividades comerciais deve ser a próxima aposta.

CARREGANDO :)

Em entrevista à Gazeta do Povo, o presidente da Urbs, responsável pelo transporte coletivo na capital, Ogeny Pedro Maia Neto, explicou a ideia de escalonamento das atividades econômicas e afirmou que, com o aumento da circulação de pessoas após a reabertura do comércio, o sistema de transporte está no limite para conseguir cumprir a regra de lotação de 50%.

A Urbs reconhece que está havendo aglomeração em ônibus e terminais, transformando o transporte coletivo em um possível polo de contaminação pelo coronavírus?

Publicidade

Nós temos que atacar a causa do problema e não o efeito. A causa do problema é que estamos com a retomada da atividade econômica. O efeito é que as pessoas estão mais na rua e, obviamente, o transporte coletivo é mais solicitado. Mas seguimos numa situação de pandemia, uma situação nunca vista no mundo, em tempo algum. E, por isso, temos que operar o transporte coletivo com normas de distanciamento. E temos feito isso com fiscalização, orientação de 50% [de ocupação] nos ônibus, com o exército orientando a população nos terminais. Mas com a cidade “voltando ao normal” isso não é possível. Esse normal não é mais possível. A sociedade precisa entender que não existe mais esse normal. Tem que existir conscientização das pessoas e do empresariado, pois só com flexibilização dos horários conseguiremos manter esse distanciamento social que é importantíssimo. Já estamos com 80% da frota, podemos aumentar para 100%, porém, depois disso não tem mais o que fazer. E já temos linhas que já estão com 100%. Então, temos que corrigir o problema na origem. Não estou dizendo que o retorno da atividade econômica não deva ocorrer, mas tem que haver equilíbrio entre a retomada da atividade e a saúde das pessoas. O escalonamento de horários é a principal solução.

Como será feito esse escalonamento a partir dos dados do vale-transporte?

A gente está copilando dados que temos dentro do nosso sistema de bilhetagem eletrônica para, na segunda-feira, apresentarmos aos setores interessados. Vamos identificar as atividades por horário dentro do transporte coletivo. Temos 60% de todo o volume do transporte coletivo comprado pelas empresas através do vale-transporte. Estamos cruzando os dados das empresas com o ramo de atividade delas. Baseado nisso, vamos saber quantos passageiros por tipo de atividade estão se deslocando por hora dentro do sistema. Sabendo disso, poderemos determinar um horário para o início de cada atividade, fazendo uma diluição do horário de pico. Vamos fazer um cronograma de funcionamento por atividade.

A frota que circulava em dias normais é o máximo que o sistema pode oferecer? Não há ônibus sobressalentes, ou possibilidade de remanejamento para que as linhas de maior demanda tenham, até, mais que 100% da frota?

Publicidade

O 100% da frota é o todo, é tudo o que nós temos. Porém, o 100% da frota, devido à pandemia, só consegue transportar 50% do que se transportava antes. E hoje já estamos transportando 35%. Por isso que precisamos do escalonamento.

A prefeitura de São Paulo determinou a circulação de ônibus apenas com passageiros sentados. Isso é utópico para Curitiba?

Isso é utópico em qualquer sistema, inclusive no deles. Eles não vão dar conta de fazer isso, está todo mundo vendo. O único jeito de se fazer isso é se passar a conter as pessoas para não entrar no coletivo. Os ônibus deixando de pegar os passageiros à medida que atinja essa lotação, e os passageiros do meio do caminho vão ficando. Aqui, é preciso que as pessoas se conscientizem de não entrar em ônibus cheio, porque frequência no sistema existe.

O prefeito Rafael Greca gravou um vídeo se mostrando indignado com a presença de idosos no transporte coletivo. Algumas cidades decidiram suspender a gratuidade para idosos como forma de tentar evitar a presença de pessoas deste grupo de risco nos ônibus. Curitiba cogita isso?

Não queremos cancelar gratuidade dos idosos ou portadores de deficiência. Queremos que haja bom-senso dessas pessoas para que marquem seus compromissos no horário do entrepico, entre 10 h e 16 h, que o horário de menor fluxo. Nesses horário as pessoas teriam conforto e estariam contribuindo para sua saúde e saúde dos outros. Nestes horários, os ônibus estão vazios. Já estamos contatando a migração das isenções para esse horário, mas ainda há alguns insistindo em transitar no horário de pico.

Publicidade

O presidente da ACP revelou uma preocupação do prefeito com o custo do sistema se os ônibus circularem vazios. Há também essa preocupação?

Há, sem dúvida, essa preocupação. Seria a mesma coisa que um trabalhador querer manter 100% de seus gastos recebendo só 30% de seu salário. Não dá. Então, temos a preocupação com o custo disso também. E temos que ter a medida de virtude nas coisas, para que não tenhamos descompasso, desequilíbrio financeiro no sistema e nem desequilíbrio de saúde.

Esse escalonamento dos horários será possível apenas com um acordo com as entidades que representam o empresariado ou será necessária uma legislação para garantir que a regra funcione?

A gente está conversando abertamente com os representantes dos empresários e achamos que é possível fazer isso com entendimento, porque todos são esclarecidos de que estamos numa pandemia e querem preservar a saúde de seus funcionários. Mas, se isso não ocorrer, vamos pedir sim para que isso seja regulamentado por uma legislação, seja do governo municipal ou do estadual.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]