Escorpião se prolifera onde há acúmulo de lixo e entulhos.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Uma creche de Curitiba foi fechada nesta sexta-feira (8) por determinação do prefeito Rafael Greca (PMN) após denúncias de que havia escorpiões no local. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dinalva Túlio, no bairro Santa Felicidade, será dedetizado para que as crianças não corram risco de serem picadas.

CARREGANDO :)

No post em sua página no Facebook, Greca explicou que foi por meio de uma rede social que a mãe de um bebê matriculado no CMEI o alertou sobre o problema. “Ao ser alertado aqui, por mãe de bebê, que escorpiões foram encontrados dentro do CMEI Dinalva Túlio, na rua Firenze, em Santa Felicidade, determinei à Secretaria de Educação seu imediato fechamento amanhã para desinsetização”, publicou Greca.

O prefeito relacionou o aparecimento dos animais ao acúmulo de entulhos e lixo em um terreno baldio ao lado da escola, o qual Greca determinou que fosse notificado e multado pela Secretaria Municipal de Urbanismo. As secretarias de Saúde e Meio Ambiente também foram acionadas para inspecionar os terrenos baldios e multá-los caso seja necessário. Também por meio de sua página, Greca explicou que as crianças que não tiverem aonde ficar durante o dia poderão ser realocadas no CMEI mais próximo.

Publicidade

- Leia mais - Greca promete “interdição dramática” em toda a Westphalen para fechar cratera

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde foram ao CMEI Dinalva Tulio na manhã desta sexta e não encontraram escorpiões. 

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde vasculharam o terreno do CMEI e não encontraram nenhum escorpião. Segundo moradores, foi encontrado apenas um escorpião na quinta-feira (7).

Desde o fim de 2018, os órgãos de saúde vem registrando aumento no aparecimento de escorpiões na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Na Lapa, moradores relataram terem alterado hábitos do dia a dia para evitar contato com o animal. Já em Pinhais, o crescimento de ocorrências envolvendo o aracnídeo forçou a prefeitura a divulgar um guia com orientações sobre como evitar a proliferação do animal.

O que fazer

A melhor forma de prevenir o aparecimento de escorpiões é evitar entulhos e lixo. Já em caso de receber uma picada do animal, a indicação é procurar atendimento médico o mais rápido possível, de preferência levando o escorpião em um pote com tampa. Desta forma, a Vigilância Ambiental poderá recolhê-lo e fazer a identificação de qual espécie se trata.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]