• Carregando...
 | Reprodução/NASA
| Foto: Reprodução/NASA

Se você ver um ponto luminoso em movimento no céu de Curitiba no início da manhã desta quarta-feira (28), não precisa se assustar como aconteceu com algumas pessoas no última dia 16: não será um ovni. Será a Estação Especial Internacional (EEI) passando novamente sobre a capital paranaense exatamente às vésperas do aniversário de 325 anos da cidade.

Segundo o site Heavens Above, que monitora diferentes eventos astronômicos, a EEI poderá ser vista nos céus de Curitiba a partir das 05h18 e ficará visível por cerca de cinco minutos, até as 05h23. Assim, como ela passa por aqui antes do nascer do sol, significa que será fácil acompanhar sua trajetória sem a necessidade de nenhum equipamento especial.

E ela estará bem visível, pois a magnitude do seu brilho será de -3,8. Nesta medição, quanto menor o valor, mais brilhante é o objeto. Isso significa que a passagem desta quarta-feira será ainda mais intensa do que aquela registrada no último mês de novembro, quando o brilho da ISS teve magnitude de -3,3 e ficou bem nítida no céu.

Veja também: Confira os principais fenômenos astronômicos previstos para 2018

Dessa forma, quem acordar cedo pode tentar ver a Estação Espacial Internacional como algo um pouco mais brilhante do que uma estrela e se movendo em uma velocidade relativamente alta a partir da direção nor-noroeste e seguindo para o lado sudeste do céu curitibano. A recomendação para não perder nem um segundo dessa breve visita é usar bússulas para se orientar ou até mesmo aplicativos dedicados a mapear estrelas e indicar objetos celestes. Seja no iOS quanto no Android, há uma grande variedade de serviços do tipo, incluindo aqueles que apontam exatamente a posição da EEI.

Só que, mantendo a tradição curitibana, será praticamente impossível observar a EEI. De acordo com o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, o tempo não vai colaborar em nada. “A madrugada e o início da manhã vão ser com muitas nuvens. A quarta já amanhece encoberta”, diz. “O sol só vai aparecer à tarde”.

Se a visibilidade não é das melhores nesta quarta-feira, saiba que há novas chances de observar a estação já no próximo mês. A EEI passará sobre Curitiba três vezes entre os dias 21 e 23 de abril com magnitude variando de -3,3 a -3,5 — ou seja, bem visíveis. neste caso, será preciso torcer para que o tempo colabore.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]