Novos capacetes são mais leves, mais confortáveis e mais resistentes à impactos.| Foto: Divulgação/Bombeiros do Paraná

À primeira vista, os novos capacetes do Corpo de Bombeiros do Paraná podem fazer lembrar os dos Power Rangers, heróis da série de televisão dos anos 90. Com o primeiro lote recebido dia 28 de julho, o equipamento realmente promete melhorar a eficiência no combate a incêndios, já que são mais leves, mais confortáveis e mais resistentes a impactos do que os utilizados anteriormente. O Corpo de Bombeiros do Paraná é a primeira corporação a adquirir o modelo na América do Sul.

CARREGANDO :)

Último lançamento da marca francesa MSA Gallet, o capacete F1 XF é um dos mais avançados do mundo. A eficiência do produto é garantida porque foi desenvolvido com a colaboração de 200 bombeiros de 25 países. Eles foram responsáveis por sugerir melhorias no estilo, no design e na funcionalidade em operações reais e treinamentos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o F1 XF foi lançado há seis meses, e demora em torno de um mês e meio para ser produzido.

Por isso, não custa pouco: “Cada capacete sai por cerca de R$ 2 mil e iremos comprar 2.700 unidades até o fim do ano”, explica o major Gelson Marcelo Jahnke, chefe financeiro dos Bombeiros. A marca foi selecionada em processo licitatório para substituir os capacetes antigos, cuja vida útil chegava ao fim.

Publicidade

 

Entre os detalhes do equipamento, Jahnke dá destaque às viseiras. “O capacete tem duas viseiras. A mais interna, transparente, pode ser usada em casos de resgates de acidentes de trânsito, por exemplo. Já a mais externa, metalizada, ajuda a refletir o calor durante incêndios e a manter o bombeiro mais seguro”. Além disso, o major explica que o novo capacete é maior, e consegue envolver toda a cabeça do bombeiro, tornando o uso mais confortável. 

 

Para os bombeiros que usam óculos de grau, a aquisição é especialmente boa. Enquanto com o modelo antigo não era possível usar óculos, os novos são feitos com essa possibilidade.

Além da cor niquelada, usada por cabos e soldados, outras duas cores de capacete foram compradas. O amarelo fará parte do equipamento de sargentos e subtenentes, e o branco será do uniforme dos oficiais. “Os 2.700 capacetes serão distribuídos até o fim do ano para os bombeiros de todo o Paraná. A ideia é que cada um tenha seu equipamento individual”, explica o major. 

Publicidade

Os capacetes antigos, por sua vez, serão destinados à equipes de treinamento e cursos.

Colaborou: Cecília Tümler