• Carregando...
Fubá com cebola e chazinhos: receitas de cura do coronavírus inundam Central 156
| Foto: BigStock

O risco de transmissão pelo novo coronavírus fez muitos curitibanos procurarem o serviço da Central 156, da prefeitura de Curitiba, em busca de informações sobre a doença. Porém, diante de tantos questionamentos, ligações inusitadas têm atrapalhado o serviço de teleatendimento. De receitas caseiras a orientações sem nenhuma comprovação científica. Vale ressaltar: ainda não existe nenhuma vacina e nem remédio para prevenir ou curar a Covid-19 – a única forma mais eficaz de prevenção no momento é o isolamento social.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

“São muitas sugestões inusitadas. Uma delas é comer fubá com cebola, que poderia fortalecer o intestino e expulsar o vírus”, cita o coordenador da Central 156, Ozires de Oliveira. Outra sugestão falsa que chega constantemente à central é de receitas de chá de alho, informação que está em destaque na seção de fake news do coronavírus no site do Ministério da Saúde.

Dos 95,8 mil pedidos por informações pela central em março, os registros sobre o coronavírus corresponderam a 6,7 mil. Por causa da alta procura, o coordenador da Central 156 pede para que sugestões sejam repassadas aos canais digitais, para evitar o congestionamento das linhas. “Acaba que por causa dessas ligações sem sentido a nossa capacidade de atendimento pode ser afetada de alguma maneira”, salienta.

Entre as sugestões mais citadas na Central 156 sem eficácia comprovada estão os chás de diversas plantas. Uma das sugestões foi feita para que a Secretaria Municipal de Saúde faça um estudo e utilize plantas como erva palheira, melissa alfavaca no combate ao coronavírus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]