• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Depois de os shoppings Palladium e Total, de Curitiba, anunciarem na última sexta-feira (3) que vão custear a construção de uma unidade da Polícia Militar (PM) na Praça Tito Schier, no bairro Portão, dúvidas surgiram a respeito da escolha do local. O espaço já possui um módulo fixo da Guarda Municipal (GM) e, então, não precisaria de uma sede da PM e de mais um módulo móvel da corporação. A praça também é utilizada pela população para diversas atividades de lazer, que poderiam ser retiradas dali para a realização das obras.

No entanto, a Secretaria Municipal da Defesa Social de Curitiba afirma que as duas corporações - PM e GM - não deverão atuar de forma fixa no mesmo espaço. Segundo a pasta, os guardas municipais continuarão atendendo a Praça Tito Schier – entre os dois shoppings – durante o período de construção da sede que receberá a 1.ª Companhia do 13.° Batalhão da PM. Mas, assim que a obra estiver pronta e a Polícia Militar transferir seu efetivo para o local, o módulo da GM deve sair dali.

Leia também: Apenas 67 das 190 câmeras de segurança usadas pela Guarda Municipal de Curitiba estão funcionando

Ainda segundo a secretaria, o que irá ocorrer será uma troca de postos de atendimento, já que existe um projeto para que os guardas sejam remanejados para o módulo da PM na Praça Bento Munhoz da Rocha, às margens da Avenida Presidente Kennedy, entre os bairros Guaíra e Água Verde .

Com isso, o espaço que separa os shoppings Palladium e Total receberá a sede da Polícia Militar com atendimento 24 horas, 90 policiais, viaturas de patrulhamento e um módulo móvel. “Em alguns momentos de necessidade, esse módulo móvel estará no local, mas deverá circular pela região de abrangência da companhia para que mais locais sejam atendidos”, explicou a PM, em nota.

Veja também: Além dos ônibus, quais veículos podem circular nas canaletas em Curitiba?

Esse efetivo e também o novo endereço, de acordo com a corporação, foram selecionados com base nos índices de criminalidade da região e devido à grande circulação de pessoas e veículos nos arredores. Além disso, a localização da sede permitirá um deslocamento mais ágil das viaturas em seu raio de atendimento. Conforme o vereador Tico Kuzma (PROS), que acompanhou as negociações da mudança, a sede atual da PM – entre os bairros Guaíra e a Água Verde –dificulta esse trabalho, já que o outro lado da Avenida Presidente Kennedy não pertence à região do 13.º Batalhão.

Mudanças na praça

As obras devem começar ainda em agosto e, segundo o projeto desenvolvido pelo arquiteto Ricardo Mesquita, não irão afetar significativamente a estrutura de lazer da praça. A única mudança prevista é que, durante o período de construção, os equipamentos de ginástica ao ar livre sejam reposicionados para continuarem à disposição da população.

De acordo com a Polícia Militar, a nova sede será maior do que a atual, ocupando uma área total de 671 m² com 314 m² de área construída. Além disso, Mesquita informa que se tratará de uma construção sustentável. “Privilegia recursos de materiais naturais e em harmonia com o entorno da praça, além de utilizar sistemas de iluminação e ventilação naturais, através de amplas janelas e aberturas na cobertura”, detalhou Mesquita. Como se trata de uma obra privada, o valor estimado para a obra não foi informado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]