• Carregando...
 | Joel Rocha/SMCS
| Foto: Joel Rocha/SMCS

A integração da rede do transporte público entre Curitiba e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana, será retomada neste fim de semana. A partir de sábado (25), volta a circular a linha direta (ligeirinho) entre as duas cidades. O ônibus Fazendinha/Tamandaré terá mudanças e passará a se chamar Caiuá/Cachoeira. Essa é a sétima integração retomada pela prefeitura de Curitiba e governo do estado desde o início de 2017, quando as reintegrações começaram a ser redesenhadas pelas duas administrações. A desintegração tinha ocorrido em 2014.

A linha Caiuá/Cachoeira terá operação mista entre Urbs, responsável pelo transporte público de Curitiba, e a Comec, que coordena os ônibus da Região Metropolitana. Com a retomada no sábado, o ônibus sairá do terminal do Caiuá, na Regional CIC, até o terminal do Cachoeira, em Almirante Tamandaré, com 11 pontos de parada. Uma mudança em relação ao trajeto original é que a nova linha não vai parar no Terminal do Cabral.

Leia também: Obras na BR-277 bloqueiam retorno e alteram trânsito na região pelos próximos meses

Segundo a prefeitura, até 2014, o ligeirinho Fazendinha/Tamandaré atendia quase 23 mil passageiros por dia útil. Depois da desintegração, a linha ficou dividida e para seguir viagem até o município vizinho os passageiros tinham de entrar em três ônibus, entre eles os veículos das linhas Fazendinha/Guadalupe e Cachoeira/Centro Cívico, que não vão mais existir a partir de sábado. “Agora os passageiros seguem direto, sem precisar desembarcar e trocar de linha”, explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Veja também: Obras bloqueiam totalmente cruzamento do Jardim Botânico

“Assim como retomamos Colombo/CIC, Araucária/CIC e outras, agora chegou a vez unir novamente Curitiba a Almirante Tamandaré, num caminho único para o transporte coletivo”, afirmou o prefeito Rafael Greca (PMN) ao site da prefeitura.

Veja também: Passageiro e cobrador são baleados durante tentativa de assalto em estação-tubo

Desde 2017, seis linhas de ônibus foram integradas à Região Metropolitana de Curitiba: Colombo/CIC, Araucária/CIC, Angélica/CIC, PUC/Fazenda Rio Grande, Roça Grande/Santa Cândida e Quatro Barras/Santa Cândida. Segundo a prefeitura, mais de 60 mil usuários foram beneficiados.

Veja os pontos de parada da nova linha

Terminais Caiuá e Fazendinha

Estações-tubo: Santa Quitéria, Água Verde, Westphalen, Guadalupe, Praça Dezenove de Dezembro (sentido Almirante Tamandaré), Prefeitura, Centro Cívico e Ahú.

Terminais Barreirinha e Cachoeira, em Almirante Tamandaré

Reforço no trecho Caiuá/Santa Quitéria

Além da reintegração da linha metropolitana no sábado, um reforço de ônibus entre o terminal Caiuá e a estação-tubo Santa Quitéria está previsto para começar a funcionar na próxima segunda-feira (27). O ônibus Caiuá/Santa Quitéria vai atender passageiros nos horários de pico, pela manhã e à tarde, durante dias úteis. Ele fará o mesmo trajeto onde passa também o Inter 2.

Conforme explica a prefeitura, a decisão pela ativação desse trecho entre o terminal Caiuá e a estação-tubo Santa Quitéria foi baseada em pesquisa feita com passageiros do terminal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]