A estufa do Jardim Botânico necessita de limpeza e manutenção| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Principal símbolo de Curitiba, a estufa do Jardim Botânico completa 27 anos nesta sexta-feira (5) e mostra necessidade urgente de manutenção. O parque – inaugurado dia 5 de outubro de 1991 na gestão do então prefeito Jaime Lerner – apresenta atualmente diversos pontos de ferrugem na estrutura metálica, pintura descascada dentro e fora do espaço, vidros trincados, borrachas de vedação danificadas e muita sujeira em toda a vidraça.

CARREGANDO :)

Leia também: Relógio digital da Rua XV mostra horário errado há pelo menos 1 ano

Em junho deste ano, o prefeito Rafael Greca prometeu em suas redes sociais que a estufa seria revitalizada até o fim do segundo semestre de 2018 com limpeza da estrutura metálica, troca de vidros e até aplicação de película protetora de raios solares. No entanto, até agora nenhum dos serviços prometidos começou. A prefeitura, por sua vez, afirma que o processo para a contratação dos serviços de manutenção está em andamento. Leia abaixo o que diz a administração municipal.

Publicidade

Para o motorista Valdir Santos, de 50 anos, o descaso com o principal cartão-postal da cidade é lamentável. “Lembro da inauguração do Jardim Botânico como se fosse hoje. O lugar era lindíssimo e muito bem cuidado. Ver a forma que ele está hoje é muito triste”, afirmou o curitibano.

Veja também: 99 dá desconto de 50% para eleitores curitibanos neste domingo

Assim como ele, a pedagoga Eliete Cardoso, 57 anos, também conhece o espaço desde sua abertura e afirma que a estufa necessita de limpeza frequente e manutenção. “Se cuidam tão bem da parte do jardim, por que não fazem o mesmo com a estrutura metálica antes que ela estrague por causa da ferrugem e não seja mais possível recuperar?”, questiona.

Falta de manutenção no Jardim Botânico de Curitiba
Falta de manutenção no Jardim Botânico de Curitiba
Falta de manutenção no Jardim Botânico de Curitiba
Falta de manutenção no Jardim Botânico de Curitiba
Falta de manutenção no Jardim Botânico de Curitiba
Falta de manutenção no Jardim Botânico de Curitiba
Falta de manutenção no Jardim Botânico de Curitiba
Falta de manutenção no Jardim Botânico de Curitiba
Falta de manutenção no Jardim Botânico de Curitiba

Até mesmo quem vem de outras cidades do país visitar Curitiba e costuma se encantar com o principal cartão postal da cidade percebe o descaso. “Vi várias borrachas de vedação das janelas soltas”, citou o professor universitário Luciano Carvalho. Morador da cidade catarinense de Blumenau, ele já visitou Curitiba diversas vezes e acredita que um ponto turístico como o Jardim Botânico deveria receber mais atenção. “Do jeito que estão essas borrachas, por exemplo, os vidros podem até se soltar se vier um vento forte”, alertou.

A sujeira nos vidros, na escada e em todo o gradil interno da estufa também chamaram a atenção de visitantes como o arquiteto Vitor Zonzini, 31 anos. Morador de Cascavel, no Oeste do Paraná, ele afirma que imaginava o lugar bem diferente. “Amigos tinham me mostrado fotos que tiraram no início do ano aqui, e parecia que tudo estava bem mais limpo e bem cuidado”, relatou.

Publicidade

O que diz a prefeitura

Segundo informou a prefeitura, a estufa do Jardim Botânico de Curitiba está contemplada no projeto de revitalização do espaço, anunciado pelo prefeito Rafael Greca (PMN) em junho deste ano. O processo de contratação dos serviços está em andamento. Conforme a prefeitura, a estimativa é que os trabalhos sejam finalizados ainda no primeiro semestre de 2019, com valor que pode chegar a cerca de R$ 966 mil. O edital para os serviços no espaço deve ser lançado até o final deste ano. Ainda segundo a administração, outras manutenções deste porte foram vistas apenas quando o espaço era patrocinado por grandes empresas.

Os serviços incluem recuperação de esquadrias, do piso do mezanino, das escadas, das calhas e das estruturas metálicas, vedações, vidros, pintura, implantação de novos corrimões, limpeza total da estrutura, revisão e troca de vidros, além de reforço das estruturas metálicas. Dentro do projeto, o espaço cultural atrás da estufa também vai ganhar revitalização e novos usos, como um café, escola de jardinagem e uma coleção botânica