Neve de 1928: boneco de neve sendo montando e arredores do prédio histórico da UFPR cobertos de branco.| Foto: Reprodução MIS/Reprodução UFPR

Depois de Curitiba registrar o dia mais frio do ano nesta quarta-feira (19), a possibilidade de neve continua sendo assunto recorrente na cidade - o que torna inevitável a lembrança do episódio de nevasca do dia 17 de julho 1975 na cidade. Apesar de icônico, o episódio não foi o momento com maior quantidade de neve na capital. Em julho de 1928, outra tempestade que cobriu a cidade de branco chegou acontecer durante dois dias.

CARREGANDO :)

Veja fotos e vídeos da nevasca de 1928 em Curitiba

Leia também: Cascata congelada e mais 6 fatos sobre o frio no RS, em SC e no PR

Publicidade

Praça Tiradentes, coberta de neve na manhã de 1º de agosto de 1928. 

Apesar das dificuldades de realizar registros fotográficos na época, algumas imagens dos momentos da neve de 1928 conseguem ser encontradas. Cenas que vão de construção de bonecos a guerra de bolas de neve, por exemplo, podem ser vistas em um vídeo compartilhado pelo Museu da Imagem e do Som, no Facebook. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), enquanto isso, resgatou e disponibilizou em sua página na rede social uma fotografia que mostra os arredores do prédio histórico totalmente cobertos pelo banco dos cristais gelados.

50 cm de neve

Conforme contou Cid Destefani, em texto de 2013 da coluna Nostalgia, a neve de 1928 começou a se precipitar às 8 horas da noite do dia 31 de julho daquele ano. Os flocos caíram até o amanhecer do dia 1º de agosto, quando a cobertura chegou a ter 50 centímetros de altura. Regiões do norte da cidade, como o Bacacheri e a Colônia Argelina, foram as áreas mais atingidas. Já no Centro, a cidade ficou branca de neve embaixo de bruma.

Veja imagens da nevasca de 1928 em Curitiba

Publicidade

Colaborou: Cecília Tümler