• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Após um período de “seca” no Litoral paranaense, a água retornou trazendo uma sensação oposta. É que, para nova surpresa de moradores e turistas, o mar voltou com mais força do que o normal - algo que, apesar de curioso, não é incomum.

Leia também: Ma recua mais uma vez e deixa embarcações encalhadas no Litoral

O físico Eduardo Marone, doutor em oceanografia física e costeira e professor da UFPR, acrescenta que o episódio do abaixamento das águas resultado de uma confluência de fatores meteorológicos, como a zona de alta pressão que se instalou sobre o mar e os ventos constantes sentido mar aberto, que carregaram a água e impediam seu retorno. Agora, o que se apresenta na atmosfera é o oposto.

Susto: Terremoto atinge a região de Curitiba

Falha: Quais as chances de um novo terremoto no Paraná?

Com o afastamento da água da costa, rumores de que um tsunami poderia estar se formando chegaram a circular, além de outros mitos relativos ao mar, fenômenos descartados pelo professor Marone. “Não tem nenhuma situação anormal, não tem nada preocupante acontecendo. Acontece que de vez em quando coincidem fenômenos e acontece essa redução do nível [das águas]”.

De acordo com Marone, o efeito conjunto da maré, do sistema de alta pressão e dos ventos terminou, e situação semelhante não deve ser vista por um bom tempo nas praias do estado. “Não é uma coisa que vamos ver com muita frequência. Mas é natural, se acontecer novamente essa confluência, acontece de maneira absolutamente normal o abaixamento do mar”, destacou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]