| Foto: Divulgação/Fundação Cultural de Curitiba

Morreu no início da manhã desta quinta-feira (21) o carnavalesco e ex-diretor executivo da Fundação Cultural de Curitiba Glauco Souza Lobo. Um dos principais incentivadores do carnaval curitibano e importante figura do movimento negro da cidade, Lobo faleceu no Hospital Cruz Vermelha, cerca de um mês antes de completar 80 anos.

CARREGANDO :)

Nascido em Niterói em 25 de março de 1939, o carnavalesco se mudou para Curitiba em 1945 e, ao longo da vida, se apaixonou pela cidade. Em 2005, tornou-se cidadão honorário do município, depois de atuar como diretor executivo da Fundação Cultural, entre 1983 e 1986, e como secretário do turismo, também na década de 80.

Veja também: Morre o locutor oficial do carnaval de Curitiba

Publicidade

Apaixonado pelo carnaval desde a infância, foi presidente de duas escolas de samba ao longo da vida, a Não Agite e a Embaixadores da Alegria - além de ter incentivado esta e outras festas populares durante o período em que esteve a frente da Fundação Cultural.

Foi fundador do Instituto Ilu Aye Odara, entidade participante do Fórum das Entidades do Movimento Negro do Paraná, e atuou defendendo e apoiando a cultura afro-brasileira, do movimento negro e da comunidade umbandista.

De acordo com o serviço funerário municipal, o corpo de Glauco Souza Lobo será velado na capela 1 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula. O sepultamento está previsto para às 11 horas desta sexta-feira (22).

Devido à sua importância para o carnaval curitibano, Lobo será homenageado pela prefeitura e pela União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Curitiba e Região Metropolitana durante dos desfiles programados para os dias 2 e 3 de março, na Avenida Marechal Deodoro.