São nove mandados em todo o Paraná| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná/Arquivo

A Polícia Civil do Paraná cumpriu na manhã desta sexta-feira (20) nove mandados de busca e apreensão em todo o estado para apurar crimes de exploração sexual contra crianças. Os mandados estão sendo cumpridos em Curitiba, Londrina e Maringá e fazem parte da Operação Luz na Infância I, que também acontece em outras regiões do país.

CARREGANDO :)

No estado, seis pessoas foram presas em flagrante por possuírem esse tipo de material em computadores e celulares. Segundo a polícia, em Curitiba, uma mulher de 33 anos foi detida suspeita de manter relações sexuais com o próprio filho de 11 anos. As imagens eram registradas pelo padastro do garoto. Os dois foram presos em flagrante.

“Não esperávamos que a própria mãe cometesse esse ato. Foi um choque”, contou o delegado José Barreto, um dos responsáveis pelo cumprimento dos mandados desta sexta-feira. Segundo ele, a denúncia foi feita pelo pai da criança a partir de uma reclamação feita pelo próprio menino. Para Barreto, as investigações apontam que essa prática era recorrente desde o último mês de maio. O garoto foi levado para acompanhamento psicológico do Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria).

Publicidade

Investigações

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a operação desta sexta-feira é resultado de seis meses de investigação. Os alvos foram identificados através de um levantamento de informações realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O objetivo dos mandados é coletar computadores, celulares e outros equipamentos usados para armazenas conteúdos de pedofilia. Esse material deverá ser usado para indiciar e prender possíveis criminosos.

No Paraná, a operação foi coordenada pela Agência de Inteligência da polícia e conta com mais de 40 policiais do Núcleo de Combater a Cibercrimes (Nuciber), do Nucria, Grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), Centro do Operações Especiais (Cope) e da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc).

Além do Paraná, a Operação Luz na Infância I acontece em outros 23 estados. Ao todo, ela visa 184 alvos e deve cumprir 172 mandados de busca e apreensão. Segundo o balanço da Sesp, em todo o Brasil, são 892 agentes de segurança envolvidos no país.