• Carregando...
Bicicletas que serão utilizadas pelos PMs nos parques de Curitiba foram doadas. | Gazeta do Povo/Gazeta do Povo
Bicicletas que serão utilizadas pelos PMs nos parques de Curitiba foram doadas.| Foto: Gazeta do Povo/Gazeta do Povo

A partir deste sábado (6), quem for aos parques Barigui, Iguaçu e Passaúna nos finais de semana verá policiais militares fazendo patrulha de bicicleta. Além disso, adultos e crianças terão acesso a atividades recreativas das 8h30 às 17h30. As ações fazem parte da Operação Verão, que acontece anualmente no Litoral paranaense e nas praias de água doce da Costa Oeste do estado e que pela primeira vez foi estendida para Curitiba.

- Leia também - Excesso de velocidade assusta pedestres no binário Mateus Leme/Nilo Peçanha

A operação na capital segue até fevereiro como resultado de uma parceria entre a prefeitura de Curitiba e o governo do Paraná. O objetivo é atender os curitibanos que ficam na cidade durante o verão e também os turistas . “O visitante terá acesso a diversas atividades complementares nos parques e mais segurança por meio do policiamento integrado entre a Guarda Municipal e a PM”, explica o coronel Élio de Oliveira, chefe da Casa Militar do governo do Paraná e coordenador da Operação Verão.

Segundo o coronel Oliveira, a principal novidade da operação é que, para atuar nos parques, os PMs trocarão as viaturas por bicicletas. “Assim, enquanto os visitantes estiverem caminhando ou pedalando, militares estarão no meio deles em velocidade reduzida e prontos para atuar em caso de necessidade”, aponta Oliveira.

Policiais que farão o patrulhamento de bicicleta nos parques.Raquel Derevecki /Gazeta do Povo

Ao todo, a Polícia Militar recebeu para a operação 10 bicicletas, todas doadas por uma parceria entre a Sanepar e a Associação dos Policiais Militares Ativos e Inativos do Paraná (Amai). Elas estarão disponíveis para os policiais que se voluntariaram para a patrulha de bike. “Como é necessário ter certo preparo físico e gostar de ciclismo, preferimos trabalhar com voluntários”, comentou Oliveira. Os PMs passaram por um treinamento especial e utilizarão nos parques um uniforme que troca a calça tradicional por um calção.

Trânsito

Além do policiamento de bicicletas, Oliveira informa que a Guarda Municipal continuará atendendo os parques e que a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) – em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito – atuará na entrada dos parques. “Temos muitas reclamações, principalmente no Parque Passaúna, em relação à falta de acesso ao local, estacionamento proibido e perturbação de sossego. Então, teremos ações na área de trânsito também”, diz o coronel.

- Veja mais - Motoristas de Curitiba agradecem capuchinhos pela bênção alcançada

As principais ações da Operação Verão em Curitiba acontecerão nos finais de semana, mas o coronel informa que o policiamento especial será estendido para o fim da tarde de segunda a sexta-feira a fim de atender os visitantes que desejam aproveitar o horário de verão.

Atividades de lazer

Algumas secretarias da prefeitura de Curitiba também prometem atividades de cultura e lazer para adultos e crianças nos três parques atendidos pela operação. “Teremos ações culturais por meio da Fundação Cultural, e também ações recreativas e exercícios físicos coordenados pela Secretaria de Esporte e lazer”, afirmou o prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel. A programação completa deve ser divulgada em breve.

Ainda segundo ele, as ações de limpeza dos parques também serão intensificadas este mês e a operação deverá abranger mais parques a partir do ano que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]