Público frequentador das praias do Paraná tem se renovado a cada fim de semana.| Foto: Albari Rosa/ Arquivo/ Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Matinhos está na contramão do restante do litoral nas ocorrências de perturbação de sossego no verão, de acordo com balanço da Polícia Militar (PM). Enquanto a cidade registrou aumento de 26,3% nos 30 primeiros dias da atual Operação Verão, todas as cidades de praia juntas registraram queda de praticamente metade deste tipo de ocorrência, com 48,9% de redução. Os dados se referem ao período entre 21 de dezembro de 2019 e 20 de janeiro deste ano.

CARREGANDO :)

De acordo com a PM, nos primeiros 30 dias de operação, a perturbação do sossego em Matinhos foi responsável por quase metade dos atendimentos da Central 190, um total de 48%. Já na operação passada, este tipo de ocorrência representou 38% dos atendimentos da Polícia Militar na cidade.

Não há como confirmar a razão deste aumento em Matinhos. No entanto, o major Luciano Romão, subcomandante da Operação Verão Maior, aponta a grande rotatividade de turistas como um fator a ser levado em consideração.

Publicidade

“Neste ano, os turistas estão passando períodos mais curtos nas praias. A cada novo fim de semana, esse público de turistas muda. Isso significa que todo o trabalho de prevenção sobre perturbação do sossego realizado no fim de semana anterior precisa ser refeito”, explica.

A PM estima que a mudança geral de público nas praias do Paraná a cada fim de semana fique entre 50% e 60%. “São pessoas novas que chegam por aqui com intenções diferentes. Alguns vêm para encontrar sossego, outros para se divertir de forma mais agitada. De maneira geral, a PM tem trabalhado no sentido de orientar as pessoas para a boa convivência, pois quem liga som alto precisa ser alertado que está incomodando o outro”, reforça o major.

Essa postura da PM, ainda de acordo com o subcomandante da Operação Verão Maior, tem colaborado para diminuição significativa dos índices gerais de perturbação do sossego nas praias do Paraná. “Matinhos é um ponto fora da curva. No balanço geral, houve uma redução desses casos no litoral”, reforça.

Diminuição de casos

Na operação de 2018/2019, foram 237 casos de perturbação do sossego registrados em todo o Litoral do Paraná nos primeiros 30 dias da temporada. Agora, foram 121 ocorrências em 30 dias. A média de atendimento diário da PM na temporada passada foi de 7,40 casos por dia, contra 3,78 casos na atual operação. A PM não informou os números de ocorrências por cidade.

Ao contrário de Matinhos, o balanço mostra que os casos de perturbação do sossego em Guaratuba e Pontal do Paraná diminuíram. Em Guaratuba, este tipo de atendimento representava 70% das chamadas na Central 190 na temporada passada; nesta foi para 33% – queda de 52,8%. Já em Pontal do Paraná, na temporada passada a perturbação de sossego representava quase a totalidade dos acionamentos no 190, com 93% das ocorrências. Agora, foi para 25% do total de ocorrências – queda de 73,1%.

Publicidade

Casos graves

Os casos mais graves, em que é preciso encaminhar os envolvidos para a delegacia, também reduziram nesses 30 dias de Operação Verão Maior, segundo a PM, de 72 para 56 casos – redução de 22%.

“Estamos estudando formas de diminuir esses índices desde setembro, quando o movimento no Litoral começa com o feriado de 7 de Setembro. Com a experiência, na Operação Verão Maior optamos por distribuir cerca de 1 milhão de panfletos de orientação para os veranistas sobre como se comportar para evitar transtornos relacionados ao tema”, conclui o major Romão.