Com apenas 15 anos, Estefan Iatcekiw vai estudar piano em um dos maiores conservatórios do mundo| Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

O curitibano Estefan Iatcekiw tem apenas 15 anos, mas o talento ao piano já chama a atenção, ao ponto de ser reconhecido internacionalmente. Estefan irá estudar piano no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, na Rússia. “Jovens da minha idade jogam videogame e fazem o que está na moda. Eu sou feliz porque faço o que eu amo, que é música”, conta o pianista.

CARREGANDO :)

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Quem se assusta com a pouca idade nem imagina que, aos cinco anos, Estefan se apresentou em um concerto para mais de 500 pessoas. Foi assim que o jovem pianista começou sua carreira. Ao contrário de ganhar uma bicicleta de aniversário, como era a primeira opção da mãe, a vendedora Josiane Vergara Alanis, o menino pediu um piano. “Eu estou precisando de um piano”, disse Estefan contestando a decisão da mãe sobre a bicicleta. Como não tinha condições financeiras para comprar o instrumento, Josiane deu-lhe um teclado. A mãe não perdeu tempo e foi atrás de aulas particulares para o filho.

Publicidade
Habilidade do jovem impressionou professores e vai levá-lo até Moscou| Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Completado dois anos de aulas particulares, o menino decidiu, por conta, que precisava trocar de professor. Ele notou que sua mão esquerda não estava mais acompanhando a direita e isso o prejudicaria no momento de tocar. Já aos 9 anos, o próprio professor percebeu a evolução de Estefan e indicou que outra pessoa desse aulas a ele. Foi então que o jovem conheceu Olga Kiun. A professora de música clássica não aceitava crianças como alunos. “Depois de muito tempo dando aula percebi que perdi o interesse em dar aula para crianças. Eu não tinha paciência para ensinar tudo desde o início”, conta a professora. No entanto, o jovem se destacou. “Professor sabe. Quando vi o Estefan tocar, soube que ele era especial”, ressalta Kiun.

O problema é que as aulas particulares iam além do orçamento da família. Para economizar, a mãe e o menino iam três vezes por semana andando do bairro Hauer até a Praça Rui Barbosa — um trajeto de quase seis quilômetros apenas de ida — para economizar o preço da passagem do ônibus. “Nós viemos de família simples. Nunca foi fácil e por isso Estefan dá muito valor ao que ele conquistou”, conta a mãe.

Josiane e Estefan vão juntos para a Rússia para viver o sonho do jovem pianista
Josiane e Estefan vão juntos para a Rússia para viver o sonho do jovem pianista
Primeira apresentação do garoto para uma plateia foi aos cinco anos de idade

De conquistas o jovem pianista está cheio. E não só no ramo musical. Com a pouca idade que tem, o garoto já completou o ensino médio (através de um exame que provou sua capacidade), aprendeu inglês por conta e está praticando a língua russa sozinho.

Rumo a Moscou

Falta pouco para a viagem a Moscou. Em agosto, o pianista mirim está indo para Rússia somente com passagem para ida. Para a mãe, que embarca junto, é uma mudança e tanto. “Estou apreensiva, é uma vida que construí aqui. Mas sei que o sonho de Estefan é muito grande e que tudo dará certo”, confia. E essa não é a primeira vez que Josiane muda de vida em prol da carreira do filho: ela deixou a profissão de vendedora para trabalhar como produtora do jovem pianista.

Publicidade

Na Rússia, Estefan passará por um curso preparatório no conservatório em Moscou, onde vai aprimorar o russo e passará por mais aulas de piano. Ao fim do curso extensivo, fará uma prova. Se aprovado, vai cursar por cinco anos o curso de bacharelado em piano no Conservatório Tchaikovsky.

Despedida

Antes de embarcar para a jornada russa, o pianista fará apresentações antes de viajar. No dia 13 de junho, o aluno e a professora Olga tocam junto no Teatro Guaíra, às 20h.

Já no dia 11 de julho, o espetáculo será no Teatro Positivo - Grande Auditório, também às 20h. Os ingressos custam R$ 80 e podem ser adquiridos pelo site ou quiosques do Disk Ingressos.

E por último, o jovem pianista se apresenta novamente no Teatro Guaíra, no dia 11 de agosto, às 10h30. A apresentação será marcada pela presença da Orquestra Sinfônica do Paraná tocando o 3º Concerto do compositor Serguei Rachmaninoff. Os ingressos ainda não estão à venda.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade