• Carregando...

Um vídeo que mostra um policial militar atirando contra um homem suspeito de roubo já imobilizado no chão em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), levantou mais uma vez a discussão sobre os excessos cometidos pela Polícia Militar (PM). O caso vem à tona pouco mais de uma semana após a polêmica sobre a morte de um jornalista que fugiu de uma abordagem policial na Praça da Espanha, na região central da capital.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

O registro foi feito na tarde da última terça-feira (21) logo após uma troca de tiros envolvendo um policial à paisana e dois homens suspeitos de assaltarem um supermercado no bairro Capela Velha. O vídeo que começou a circular pelas redes sociais mostra o instante seguinte ao tiroteio, quando uma viatura da PM chega ao local e encontra um dos suspeitos caído no chão. Dois policiais se aproximam e um deles faz o disparo.

Em nota (confira na íntegra), o comando da corporação explica que o tiro foi efetuado após a equipe ter dado voz de abordagem e ter avaliado que um dos suspeitos “oferecia risco à equipe e a outras pessoas”. Segundo a PM, foi a partir disso que o policial atirou. Com os dois homens, os policiais encontraram uma pistola de calibre 9mm, um carregador com capacidade para 15 munições contendo apenas oito balas intactas e um revólver com numeração suprimida com seis tiros deflagrados, além de dinheiro e um celular que tinha sido roubado do mercado.

Na gravação, é possível ver que o suspeito faz algum tipo de movimento logo depois da chegada da viatura, mas a baixa qualidade do vídeo não permite visualizar se ele está armado ou se tenta atacar os policiais. No entanto, neste momento, não há nenhum som de tiro. Segundos depois, um disparo é feito.

Além disso, é possível ver que há alguns pedestres muito próximos da cena e eles se assustam somente após o disparo do policial. “Por que ele baleou o cara?”, pergunta alguém no fundo vídeo. “Ele terminou de matar o cara”, completa outra testemunha, enquanto um dos policiais ordena que as pessoas saiam do local.

A PM diz ainda que “todos os protocolos previstos para esse tipo de ocorrência foram seguidos” e que os órgãos competentes foram acionados, como a Corregedoria da Polícia Militar, que vai avaliar se os policiais agiram de acordo com a força necessária. O comando da PM vai abrir um inquérito interno para apurar o caso.

Suspeito morto

Os dois suspeitos foram atendidos por ambulâncias do Samu e do Siate. O homem que aparece no vídeo sendo baleado foi encaminhado ao Hospital do Rocio em Campo Largo e, após receber alta, foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil na cidade. Já o segundo suspeito foi atingido na primeira troca de tiros e encaminhado ao Hospital do Trabalhador, em Curitiba, mas não resistiu e morreu na manhã de quarta-feira (22).

Além disso, o policial à paisana que trocou tiros com os dois suspeitos ficou gravemente ferido após ser baleado no abdômen, na coxa e no pé. Ele precisou ser socorrido de helicóptero e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Araucária, onde passou por uma cirurgia ainda na noite de terça-feira.

Disparos na Praça da Espanha

A ação em Araucária ocorre pouco mais de uma semana após a polêmica operação da PM na Praça da Espanha, na região central de Curitiba, no último dia 12 de maio, quando dois policiais atiraram contra um carro que tentava fugir de uma abordagem. Um jornalista que dirigia o veículo morreu no local.

De acordo com a PM, os disparos foram efetuados porque os policiais teriam visto o motorista manusear uma arma de fogo dentro do veículo e tentou fugir quando os policiais tentaram fazer a abordagem. A família do jovem nega essa versão. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que os disparos foram efetuados após a evasão do motorista.

Nota da PM na íntegra:

O 17º Batalhão esclarece que a Polícia Militar foi informada sobre um roubo na rua Gavião, bairro Capela Velha, em Araucária. Quando a equipe chegou encontrou um policial ferido na calçada. Nas proximidades estavam dois homens, um deitado ao chão e outro próximo a um carro. A equipe policial deu voz de abordagem, o policial fardado avaliou que um dos homens oferecia risco à equipe e à outras pessoas e disparou um tiro. Este mesmo homem foi socorrido pelo Siate, encaminhado ao Hospital do Rocio, hoje pela manhã teve alta e foi encaminhado à Delegacia de Araucária. O outro homem, apesar de ter recebido tratamento no Hospital do Trabalhador, entrou em óbito esta manhã.

Quando a equipe chegou o policial militar estava gravemente ferido por disparo de arma de fogo no abdômen, na coxa e no pé, foi socorrido rapidamente e encaminhado ao Hospital Municipal de Araucária, onde foi para o centro cirúrgico e permanece na UTI.

A PM apreendeu o dinheiro que estava com os homens, o aparelho celular de uma vítima (material roubado por eles no mercado minutos antes). Com os homens, a PM apreendeu uma pistola, de calibre 9mm, um carregador com capacidade para 15 munições (contendo apenas oito intactas no carregador) e um revólver, com numeração suprimida, com seis tiros deflagrados.

A 2ª companhia do 17º Batalhão da Polícia Militar (responsável por Araucária) suspeita que estes dois homens tenham participado de outras ocorrências de roubo registradas anteriormente (uma no dia 16/05/2019 e outra no dia 19/05/2019), ambas no mesmo bairro da ocorrência desta madrugada e com o mesmo modus operandi.

A PM esclarece que todos os protocolos previstos para este tipo de ocorrência foram seguidos, inclusive foi feito o acionamento dos órgãos competentes. Todos os registros foram feitos e os órgãos informados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]