| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

As estações-tubo de Curitiba estão com uma nova iluminação. A prefeitura anunciou que a substituição das lâmpadas dos 389 pontos de parada de biarticulados e ligeirinhos da cidade está quase concluída, abandonado de vez a velha iluminação fluorescente e colocando lâmpadas de LED em seu lugar. A expectativa é de que, com essa substituição, a economia no consumo de energia elétrica seja de cerca de 30% — ou seja, quase R$ 13.500 por mês.

CARREGANDO :)

A troca começou a ser feita no começo de março pela Urbs e, desde então, já foi feita em 80% das estações. Além da troca das lâmpadas, os técnicos também estão refazendo a instalação elétrica, adaptando a fiação à nova tecnologia.

Leia também: Vigilância Sanitária fecha torneira que vendia 10 litros de água a R$ 1 em Curitiba

Publicidade

De acordo com o gerente da unidade de manutenção do Transporte, Marcelo Ekermann, a substituição está sendo em etapas. “Fazemos as trocas gradativamente para aproveitar as lâmpadas fluorescentes que ainda estão dentro da vida útil, evitando o desperdício do material que ainda tem condições de uso”, explica.

Além de ser mais econômica, a lâmpada LED também ilumina mais — o que ajudou também na redução no número de reclamações sobre problemas de iluminação nos tubos. De acordo com a Urbs, as ocorrências feitas à Central 156, Centro de Controle de Operações e pelos próprios cobradores caíram de 65 em março para apenas 37 em maio.