No último sábado (6) uma árvore caiu sobre três carros no Rebouças.| Foto: Reprodução/RPC

Em meio às fortes tempestades típicas do verão em Curitiba, são comuns os casos de quedas de árvores de vias públicas pela cidade - o que bloqueia ruas, causa acidentes e, muitas vezes, acaba gerando danos materiais à população. Nesses casos, quem tem prejuízos como carros e portões amassados por exemplo, pode recorrer à prefeitura para obter o ressarcimento do bem danificado. É o caso dos três veículos que foram atingidos por uma árvore de grande porte no último sábado (6), no Rebouças.

CARREGANDO :)

Na ocasião, uma árvore da calçada caiu na Av. Presidente Kennedy, perto do cruzamento com a Av. Marechal Floriano. A via ficou bloqueada das 19h15 à meia-noite, e os três veículos que estavam sob a árvore ficaram danificados. Para uma situação assim, a prefeitura de Curitiba explica que há a possibilidade de requerer o ressarcimento.

O retorno, porém, depende de uma avaliação sobre a localização da árvore, que deve estar em via pública, e sobre as condições do incidente. 

Publicidade

Vale ressaltar também que algumas seguradoras já oferecem cobertura para acidentes por causas naturais. Nesse caso, o motorista deve ficar atento às cláusulas de sua apólice para saber se o seu seguro oferece esse tipo de serviço.

Como solicitar?

Para solicitar a avaliação e o possível ressarcimento por parte da prefeitura, é preciso que o cidadão envolvido faça um protocolo administrativo na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) ou em uma das unidades da Rua da Cidadania de Curitiba. O procedimento é o mesmo usado para qualquer tipo de solicitação administrativa municipal. A pasta não informou prazos ou mais detalhes sobre o funcionamento do pedido. A SMMA fica localizada na Av. Manoel Ribas, nº 2727-2728, bairro Mercês.

Mais chuvas, mais quedas

Entre o começo de 2017 e o início de 2018, Curitiba registrou muitos casos de quedas de árvores que, segundo alguns moradores, poderiam ser evitados se a prefeitura atendesse os pedidos de podas feitos pelo serviço telefônico 156. A prefeitura, por sua vez, alega que as solicitações são atendidas conforme a gravidade de cada situação.

De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), em 2017, foram cerca de 900 quedas de árvore em Curitiba. A maior parte por causa de chuvas prolongadas e ventos fortes. Somente nos últimos três meses, entre outubro e dezembro , foram protocolados 196 pedidos de poda e de cortes de galhos em vias públicas na central de atendimento 156. Mas nem todos foram atendidos.