• Carregando...
Funcionários da Copel trabalhavam no bairro Água Verde para normalizar fornecimento de energia elétrica na região | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Funcionários da Copel trabalhavam no bairro Água Verde para normalizar fornecimento de energia elétrica na região| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O temporal que atingiu Curitiba nesta quarta-feira (26) deixou 70 mil imóveis sem energia elétrica. A situação complicou não só o trânsito, que chegou a ter o funcionamento de 68 semáforos afetado, mas também causou prejuízo a moradores e comerciantes. Em algumas regiões, como o bairro Água Verde, foram quase cinco horas no escuro.

Por volta das 10h10, a queda de um cabo de alta tensão no bairro, provocada pelas rajadas de vento forte, ainda deixava centenas de imóveis sem energia elétrica . Um deles era um pet shop na Rua Marquês do Paraná. Segundo Weslley Augusto de Oliveira, de 22 anos, funcionário do estabelecimento, sete banhos de cachorros que estavam programados para esta manhã tiveram de ser cancelados por causa da falta de energia elétrica. O prejuízo passou de R$ 200.

Lavandaria em que Maria das Graças Gonçalves trabalha ficou parada por falta d eenergia.Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Uma consulta veterinária do estabelecimento também precisou ser adiada. “Não adianta. Não tem como trabalhar. Nem o computador tem como ligar”, reclamou o funcionário.

Na esquina entre a rápida sentido Centro e a Rua Dom Pedro I, uma lavanderia nas imediações ficou sem ter como atender o público. “Acho que o prejuízo passa dos R$ 200 porque cliente vem e não podemos usar nem máquina de cartão. Também não podemos ligar a máquina e ficamos aqui de braços cruzados só esperando eles arrumarem a energia”, disse Maria das Graças Gonçalves, de 54 anos, que trabalha no estabelecimento.

Na maternidade do Hospital Santa Brígida, um gerador próprio de energia evitou maiores problemas durante a chuva.

A costureira Maria de Oliveira, de 54 anos, já prevê atraso na entrega de consertos. Ela chegou para trabalhar às 7 horas, mas ainda aguardava, por volta das 10 horas, a retomada da energia no bairro. “Tem cliente que precisa de coisas rápidas e já tive q dizer que não tem como porque costurar à mão não dá”, comenta.

Chuva e ventos fortes provocam estragos em Curitiba

Leia a matéria completa

Na Rua Rio Grande do Sul, a energia elétrica foi restabelecida por volta das 9 horas. A moradora Cleide Avelino, de 58 anos, só não perdeu a aula de fisioterapia desta quarta-feira porque a luz voltou meia hora antes do início da atividade. Ela conta que, apesar disso, moradores do bairro têm enfrentado com frequência quedas de energia. Por isso, já comprou equipamentos de luz de emergência para não ter que apelar para as velas toda hora. “Acho que o bairro cresceu demais e a rede não suporta. Só pode ser isso, porque antes não era assim”, desabafa.

Prejuízo sentimental

O prejuízo do comerciante Vilson Giron, de 62 anos, foi sentimental. A árvore que ele cultiva há 8 anos em frente ao mercado do qual é dono não resistiu à força do vento e cedeu. “Foi o maior prejuízo. Você não tem ideia de como ela era linda”, lamentou. Giron disse que já comunicou o fato à prefeitura, principalmente porque a árvore caiu muito próxima a um ponto de ônibus. Por isso, os coletivos que passam por ali precisam parar na rua. “Quando eu vi nem acreditei. Mas tudo bem. Semana que vem já estou plantando outra”, completou o comerciante.

Normalização

Segundo a Copel, 120 funcionários da companhia estão nas ruas de Curitiba, região metropolitana e Litoral para tentar normalizar o fornecimento de energia elétrica. A companhia informa que, por conta disso, consumidores que estão com ligações normalizadas até então podem ter quedas de energia ao longo do dia. Isso ocorre porque manutenções em postes danificados pela tempestade podem afetar ligações intactas.

A previsão é que até o início da noite todas as unidades consumidoras estejam com o fornecimento de energia elétrica normalizado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]