Ao todo, 80 venezuelanos chegam a Curitiba nesta terça-feira| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um grupo de 80 refugiados venezuelanos desembarca no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, nesta terça-feira (25). De acordo com o Exército Brasileiro, as famílias chegam a Curitiba após pedirem residência no país por se encontrarem em situação de extrema vulnerabilidade. Elas vão embarcar em Roraima e vão contar com o transporte e apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

CARREGANDO :)

Batizada de Operação Acolhida, a chegada vai encaminhar essas famílias refugiadas para o Convento dos Freis Carmelitas, no bairro Fanny. A partir disso, elas devem passar por um processo de interiorização, que vai ajudá-los com a retirada de documentação, vacinação, matrícula de crianças em escolas e encaminhamento de jovens e adultos a cursos profissionalizantes e vagas de emprego.

Leia também: Mercado Municipal instala grades para moradores de rua não dormirem na marquise

Publicidade

Além das 80 pessoas que chegam a Curitiba, o voo da FAB sai de Roraima com outras 144 venezuelanos que seguem viagem até o Rio Grande do Sul. Segundo o Exército, a escolha dos destinos é feita com base no interesse dessas cidades e na existência de vagas em abrigos. Toda a operação é feita em conjunto entre as Forças Armadas, Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Esta não é a primeira vez que os migrantes vieram ao Paraná. No mês de agosto, outros 60 refugiados também desembarcaram no estado, com destino ao município de Goioerê.