Processo de sanitização em ônibus, em Curitiba| Foto: Hully Paiva/SMCS
Ouça este conteúdo

Cidades da região metropolitana de Curitiba podem seguir a decisão da capital paranaense e adotar restrições mais rigorosas para conter os casos de Covid-19. Na noite de sexta-feira (12), a prefeitura de Curitiba anunciou bandeira vermelha (risco alto de alerta) por nove dias. Na prática, ela determina o fechamento de todos os serviços e atividades não essenciais. A decisão de Curitiba foi comunicada aos membros do Fórum Metropolitano de Combate à Covid-19, da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), durante reunião on-line realizada neste sábado (13).

CARREGANDO :)

“Diante do agravamento da pandemia de Covid-19, rogamos a todos os municípios da RMC que adotem as medidas restritivas estabelecidas no Decreto 565 da capital”, pediu o prefeito da capital, Rafael Greca (DEM), em ofício encaminhado aos prefeitos da região. “Estamos caminhando a passos largos rumo ao caos e, mais do que nunca, é necessário que todas as cidades da região metropolitana adotem medidas conjuntas e alinhadas para o enfrentamento da pandemia”, afirmou Greca, que desde janeiro preside a Assomec.

“Nossos municípios precisam estar unidos na adoção dessas medidas sanitárias – que agora são inevitáveis, lembrando que Curitiba vem suportando grande parte do atendimento em saúde dos moradores dos municípios lindeiros, mas o esgotamento da capacidade do SUS coloca a sociedade na cruel condição de assistir ao sofrimento e à morte de centenas de pessoas”, escreveu Greca, que na reunião on-line foi representado por sua assessora especial de gabinete, Cibele Fernandes Dias, e pelo vice, Eduardo Pimentel (PSD).

Publicidade

De acordo com Cibele Fernandes Dias, foi apresentada uma minuta de um decreto metropolitano para adoção de "lockdown", com suspensão de atividades não essenciais e ampliação do isolamento social. “Os prefeitos se mostraram sensíveis e solidários. Nós fizemos a nossa parte de expor a gravidade da situação”, explicou ela. Na segunda-feira (15), uma nova reunião on-line está marcada para definir as cidades que efetivamente vão acompanhar a decisão de Curitiba de restringir as atividades não essenciais.

Participaram da reunião, além de autoridades da área médica, os prefeitos Jesse da Rocha Zoellner (Agudos do Sul), Gerson Denilson Colodel (Almirante Tamandaré), Claudio Cesar Casagrande (Campo Magro), Neneu Artigas (Itaperuçu), Everton Vizentin (Campo do Tenente), Vandir de Oliveira Rosa (Adrianópolis), José Altair Moreira (Tijucas do Sul), Marcos Zanetti (Balsa Nova), Patrick Magari (Cerro Azul), Luis Antonio Biscaia (Mandirituba), Maicon Grosskopf (Piên), Mauricio Rivabem (Campo Largo), Margarida Maria Singer (São José dos Pinhais), Karime Fayad (Rio Branco do Sul), Diego Ribas (Lapa) e Helder Luiz Lazarotto (Colombo). Os municípios de Contenda, Araucária, Pinhais, Piraquara, Doutor Ulysses, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande e Tunas do Paraná foram representados por autoridades de saúde.