• Carregando...
Projeto de despoluição do Rio Belém também sofre os impactos da pandemia do coronavírus.
Projeto de despoluição do Rio Belém também sofre os impactos da pandemia do coronavírus.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Desde 2017, a Prefeitura de Curitiba, o Governo do Estado e a Sanepar mantêm um convênio para despoluir o Rio Belém, o maior rio urbano da cidade. Com 21 quilômetros de extensão, ele atravessa 37 dos 75 bairros da capital paranaense. Além de ser o maior, o Belém também é o rio mais poluído de Curitiba.

As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Os recursos para a execução das obras e ações de despoluição são do Fundo Municipal de Saneamento Básico, criado a partir do contrato de programa firmado entre a prefeitura e a Sanepar, em julho de 2018. São destinados ao plano cerca de R$ 168 milhões e as ações envolvem o diagnóstico de ligações irregulares de esgoto, ações de educação ambiental, limpeza e drenagem em vários pontos da bacia, além da fitorecuperação, que é o plantio de mudas de árvores “filtrantes” nas margens do rio.

“Em 2018 começamos a fazer as vistorias para construir o diagnóstico real da situação ao longo da bacia. Desde então foram feitas mais de 60.000 vistorias. Cerca de 30% das ligações de esgoto ainda são irregulares”, conta Ibson Martins de Campos, superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “No processo de despoluição de um rio é muito importante reforçar as ações de educação ambiental e vínhamos fazendo isso com constância através de 20 comitês locais que envolvem a participação da comunidade e grupos gestores das instituições ligadas ao projeto. Com a chegada da pandemia do coronavírus o trabalho foi impactado e precisamos nos reinventar. Atualmente, esse trabalho vem sendo feito com o apoio da tecnologia, via reuniões remotas e webinars, mas não é a mesma coisa”, afirma Ibson.

As intervenções previstas, como obras de dragagem e canalizações ao longo da bacia do Rio Belém fazem parte de um cronograma que estabelece a conclusão dos trabalhos no curto, médio e longo prazo. Algumas intervenções importantes e que impactam diretamente na bacia do Rio Belém estão concluídas, como a macrodrenagem do rio Pinheirinho, um dos afluentes do Belém. No Parque São Lourenço ainda está em andamento a obra de desassoreamento do lago, prevista para ser concluída até o final deste ano.

Ligações irregulares

O trabalho de vistoria de ligações irregulares também foi comprometido com a chegada da crise do coronavírus. E, para Ibson, esse é o maior desafio do projeto, “o problema é que a gente precisa mexer com edificações que já existem há muito tempo de forma irregular. Esse trabalho é desafiador porque não é uma característica das ocupações irregulares na cidade. As ligações clandestinas são encontradas ao longo de toda a bacia, portanto é um trabalho que só vai apresentar resultados significativos no longo prazo. E o diagnóstico só pode ser feito através das vistorias, que estão suspensas por causa da pandemia”, afirma. De acordo com a legislação vigente, todas as edificações devem estar ligadas à rede coletora de esgoto. Apenas quando a rede não estiver disponível é permitido o uso de fossas sépticas, mas a ligação não pode ser feita na rede de coleta das águas pluviais.

Até agora, os resultados do plano de despoluição do Rio Belém não representam a melhoria efetiva da qualidade das águas do rio, mas, de acordo com Ibson, já é possível perceber algum avanço. “Dos 27 pontos monitorados pela secretaria, 13 deles passaram a apresentar qualidade de água melhor do que antes. Nesses locais, a qualidade da água era considerada péssima. Agora é considerada ruim. Já os outros 14 pontos, que apresentavam qualidade de água considerada regular, continuam com a mesma avaliação, ou seja, a qualidade da água do rio Belém não piorou desde que começamos a trabalhar de forma concentrada e planejada da despoluição do rio”, afirma.

Mas ainda falta muito a ser feito. Estão previstos no projeto, obras de criação de novos parques lineares e a ampliação do Parque das Nascentes. Duas ações que ainda não começaram a ser implantadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]