• Carregando...
Crianças devem ser levadas aos postos até o dia 14 de setembro. | Carlos Bassan/Fotos Públicas
Crianças devem ser levadas aos postos até o dia 14 de setembro.| Foto: Carlos Bassan/Fotos Públicas

Depois de dois eventos de Dia D da vacinação contra sarampo e poliomielite e uma ampliação do prazo de atendimento nas unidades de saúde de Curitiba, a campanha de imunização ganhou uma nova prorrogação na capital. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pais e responsáveis poderão levá-las aos postos até o dia 14 de setembro.

Isso significa que até a nova data, todas as 110 unidades de saúde da capital permanecem aplicando as duas vacinas, que devem ser tomadas por todas as crianças com idades entre 12 meses e 5 anos incompletos. Em Curitiba, até o último sábado (1.º), 84,1% das crianças dessa faixa etária haviam recebido a vacina contra a poliomielite, e 78,3% contra o sarampo. A meta é chegar a 95% em ambas as imunizações na campanha.

O endereço e horário de funcionamento das unidades de saúde de Curitiba.

- Leia também - Curitiba testa ônibus superarticulado para 210 passageiros

Importância da vacina

A preocupação da secretaria vem ao encontro da estratégia do Ministério da Saúde, que tenta conter os surtos isolados de sarampo detectados em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco e Pará. De acordo com o ministério, 312 municípios brasileiros ainda estão com cobertura abaixo de 50% para a poliomielite.

CALENDÁRIO DE VACINAS: Saiba quais doses tomar da infância à velhice

Segundo especialistas, uma pequena parcela de crianças não desenvolve a imunidade, mesmo após as doses regulares do esquema vacinal. No caso do sarampo, estima-se que isso gire em torno de 2% a 5%. “Em um momento de surto no país, esse percentual pode atingir muitas crianças. Por isso, é importante, mantermos a nossa cobertura alta, para que a nossa população fique mais protegida. A estratégia de vacinação indiscriminada do Ministério da Saúde neste momento epidemiológico do país é importante”, explicou o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, ao site da prefeitura.

Vacina para adultos

Adultos que não receberam vacina contra o sarampo na infância também podem ir aos postos de saúde. Para pessoas com até 29 anos de idade, o ideal é ter o registro de duas doses da vacina tríplice viral. Já para quem tem entre 30 e 39, o recomendado é ter tomado pelo menos uma vacina destas durante a vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]