Barreira para tentar conter água em comércio da Rua Almirante Gonçalves: há quase 20 anos endereço sofre com enchentes.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Cada chuva que cai é motivo de muita preocupação na Rua Almirante Gonçalves, no bairro Rebouças. Desde o fim da década de 90, o bairro , vizinho do Centro de Curitiba, sofre com enchentes , forçando moradores e comerciantes a instalar placas de ferro na frente dos imóveis - verdadeiras barricadas - para tentar conter a entrada da água. Na enchente do último sábado (3), que atingiu 1,5 mil pessoas na capital e região metropolitana, a água chegou a 1,5 m de altura e um carro e duas motos ficaram boiando na quadra entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e a Desembargador Westphalen.

CARREGANDO :)

A professora Lilian Sourient, 58 anos, é uma das moradoras da Rua Almirante Gonçalves que sofre há anos com o problema de alagamento. Tanto que assim que ela escuta o barulho da chuva, já corre até a janela para ver se a água está subindo. “Se a água estiver chegando até um determinado ponto da rua, eu já sei que vai chegar na minha casa. Então, chamo a família e saímos bloquear nosso portão com a barra de ferro”, diz. A rotina de luta contra o volume de água é a mesma em qualquer horário. “Pode ser de madrugada. Temos que acordar para fazer isso e evitar que a água entre”, relata.

- Leia também - Enchente em Curitiba levou dezenas de placas de carros que estão à espera dos donos

Publicidade

Outro morador, Ricardo Granemann, 33 anos, também possui uma estrutura de ferro preparada para os dias de chuva. Proprietário de um estacionamento na rua, ele mandou fazer a placa com 15 milímetros de espessura, um 1,5 m de altura e quatro estacas de trilhos de trem para proteger o estabelecimento. “Sábado a água subiu cerca de um 1,20 m aqui na rua. Faltou pouco para ultrapassasse a altura da placa de ferro e começasse a entrar”, enfatiza Granemann.

Carro boiando na Rua Almirante Gonçalves no último sábado (3), quando a água chegou a 1,5 m de altura. 

Edison Luiz Rocha, 46 anos, que trabalha e estava no estacionamento, afirma que, além de fechar a barreira do portão para evitar a entrada de água, teve também de afastar a caçamba de lixo que, assim como o carro que entrou na rua, boiava na inundação. “Era tanta água que tinha um redemoinho em cima do bueiro. A água quase bateu no nosso portão e, logo depois, outra lixeira presa no concreto da calçada também se soltou”, recorda.

- Veja mais - Bombeiro furta biarticulado na companhia do cachorro em terminal de Curitiba

Com a força da água, a placa de contenção em frente a um restaurante não foi suficiente e causou muito transtorno. “Entrou tanta água que todos os funcionários tiveram que chegar três horas mais cedo segunda-feira para limpar tudo”, conta o garçom Robledo Oliveira, 18 anos. O prejuízo do restaurante só não foi maior porque a gerência do restaurante já sabe que a qualquer chuva mais forte a rua alaga. “A sorte é que os produtos e panelas do restaurante estavam guardados no alto porque o local já tinha alagado outras vezes”, complementa.

Publicidade

Problema antigo

De acordo com a dona de casa Eliane Maria do Rocio, 60 anos, que mora na rua há mais de 30 anos, essa já é a segunda enchente apenas nos três primeiros meses de 2018. Já o número total de alagamentos, enfatiza ela, é impossível citar, de tantas ocorrências. “Mas me lembro com clareza da primeira situação de desespero, em 1999, quando a força da água derrubou um muro em cima da minha casa. Ficou tudo destruído, inclusive os carros do meu marido e da minha irmã”, lamenta.

O industriário aposentado Johanes Tschöke, 66 anos, já perdeu cinco carros na Rua Almirante Gonçalves no período apenas dois anos: 2010 e 2011. “Isso foi quando eu e meus filhos ainda estacionávamos na rua, o que não fazemos mais para não ter prejuízo”, afirma. Segundo ele, a água sobe muito rápido e quase cobre os veículos, o que causa muita correria entre os motoristas para tirar os carros da rua a cada chuva. “Se entrar água no carro, acaba com motor, parte elétrica, estofamento, tudo”, explica. O carro que boiou no alagamento de sábado na região, por exemplo, deu perda total da seguradora.

Diante da situação,Tschöke e vários vizinhos já procuraram a prefeitura de Curitiba, fizeram abaixo-assinados e registraram inúmeros pedidos pelo telefone 156 para corrigir o problema na região. “Acredito que as manilhas da rua são pequenas e precisam ser trocadas urgentemente. E, claro, o povo precisa parar de jogar lixo por aí, porque isso entope os bueiros”, cobra.

Publicidade

Estudos na região

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) informa que tem conhecimento dos alagamentos constantes na Rua Almirante Gonçalves. Segundo a pasta, os imóveis da via foram construídos sobre o Rio Água Verde e a canalização inadequada pode ser a responsável pelo problema.

No entanto, a SMOP informa que isso só será confirmado após um estudo técnico que, promete a prefeitura será feito, deverá ser realizado este ano. Com o resultado do estudo, será possível buscar alternativas para a região para iniciar as obras de correção, quase 20 anos depois de constantes enchentes na rua.