• Carregando...
À CNN, o diretor-executivo da Ford, Mark Fields, afirmou que a montadora não fez um acordo com Trump | LLUIS GENE/AFP
À CNN, o diretor-executivo da Ford, Mark Fields, afirmou que a montadora não fez um acordo com Trump| Foto: LLUIS GENE/AFP

A Ford anunciou nesta terça-feira (3) ter decidido cancelar um plano de US$ 1,6 bilhão para construir uma nova fábrica no México, a fim de impulsionar a produção de veículos elétricos nos Estados Unidos. “A Ford anunciou ter cancelado os planos para a nova fábrica em San Luis Potosí, México”, informou a companhia em um comunicado.

A empresa se propõe a criar 700 postos de trabalho e investir 700 milhões de dólares em um prazo de quatro anos para ampliar sua fábrica de Flat Rock, em Michigan (norte dos EUA), para a produção de automóveis elétricos e sem motorista.

Trump ameaça taxar General Motors caso ela não fabrique nos EUA

Montadora é beneficiada pelo Nafta e produz no México um modelo da Chevrolet vendido nos Estados Unidos livre de impostos

Leia a matéria completa

O diretor-executivo da Ford, Mark Fields, disse à CNN que a empresa analisou todos os fatores antes de adotar uma decisão, “incluindo aquele que vemos como um ambiente mais positivo à indústria, com o presidente eleito Donald Trump”. O diretor garante que “não fez um trato com Trump”. “Fizemos pelo nosso negócio”, acrescentou

Mas Fields confessou que o diretor da montadora Bill Ford falou com Trump na manhã desta terça-feira. “É literalmente um voto de confiança em algumas das políticas que têm sido planejadas e é a razão pela qual tomamos essa decisão de investir aqui, nos Estados Unidos, e na nossa fábrica em Michigan”, disse Fields.

O executivo acrescentou ter conversado com o vice-presidente eleito, Mike Pence, que “se mostrou muito contente com a notícia e com a decisão de fazer investimentos nos Estados Unidos”. Ele também afirmou que “isso é bom não só para a Ford, como também para os Estados Unidos e para os trabalhadores americanos”.

Fields disse que a decisão de se concentrar nos carros elétricos é parte do compromisso já manifestado pela companhia de investir 4,5 bilhões de dólares no desenvolvimento deste tipo de veículo. “Nossa visão é que a eletrificação vai crescer. Queremos ser líderes nisso.”

Críticas

Na manhã desta terça-feira, Donald Trump ameaçou impor “um alto imposto fronteiriço” à companhia americana de automóveis General Motors por fabricar no México um modelo da Chevrolet vendido nos Estados Unidos livre de impostos.

“A General Motors entrega automóveis Chevy Cruze, fabricados no México, a seus concessionários dos Estados Unidos sem pagar impostos. Fabriquem nos Estados Unidos ou paguem um alto imposto fronteiriço”, tuitou o presidente eleito, que toma posse no dia 20 de janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]